3º LIRAa em Paverama encontra seis larvas e duas pupas positivadas para o Aedes aegypti

Levantamento foi realizado nos cinco bairros da zona urbana do Município.

300
Crédito: AI Prefeitura de Paverama / Divulgação

A Secretaria de Saúde de Paverama divulgou o resultado das amostras de larvas de mosquito coletadas durante a realização do 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que ocorreu entre os dias 7 e 11 de agosto.

As agentes comunitárias de Saúde percorreram a área urbana do município, visitando imóveis nos cinco bairros da zona urbana (Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Posses e Fazenda São José), onde ocorreram coletas de larvas, sendo que entre as amostras coletadas e enviadas ao laboratório, foram encontradas larvas positivadas para Aedes aegypti.

No Centro e no Bairro Posses, foram encontradas três larvas e uma pupa positivada para o Aedes aegypti em cada local, sendo no primeiro bairro em um vaso de flor e no segundo, em um pneu.

A pupa é a fase relativamente imóvel da metamorfose de numerosos tipos de insetos. Na metamorfose completa, a larva do inseto se transforma em uma pupa, que, por sua vez, se transforma no inseto adulto.

As agentes comunitárias de Saúde pedem que cada munícipe elimine qualquer possível criadouro do mosquito. O Aedes aegypti é um mosquito transmissor de diversas doenças perigosas, como a Dengue, Zica e Chikungunya.

Para quaisquer dúvidas, as pessoas podem ligar para (51) 3761-1113 ou (51) 3761-1284. Para denúncias, é preciso preencher um protocolo diretamente na Prefeitura de Paverama.

- publicidade -