O domingo está próximo e com ele mais uma rodada – 5ª – do 24º Campeonato Regional da Aslivata. No entanto, a previsão é de chuva para a região neste fim de semana, e há chances da rodada ser adiada. A última vez que uma rodada do Regional da Aslivata foi adiada faz quase 4 anos. Foi no dia 3 de novembro de 2019, na véspera da abertura das semifinais daquele ano. Depois disso, não houve mais adiamentos em 2019. Em 2020 e 2021 não houve Regional por conta da pandemia. E em 2022, todo o campeonato transcorreu sem nenhuma rodada transferida.
A partir deste domingo, os jogos começam 14h (Aspirantes) e 16h (Titulares). Na rodada passada, equipes conquistaram mais 3 pontos e garantiram a classificação. Caso de Estudiantes de Lajeado, Brasil de Marques de Souza, Fluminense de Mato Leitão e Serrano. Juventude da Berlim vencendo seu confronto deste domingo confirma a classificação.
Os olhares se voltam para a Chave B, que é a única que pode se definir nesta rodada. Se o Nova Berlim perder seu confronto e o Tiradentes pontuar, a equipe de Canudos do Vale (Nova Berlim) se despede da competição.
Injúria racial
No domingo passado (27/8) ocorreu um episódio de injúria racial no confronto entre Ecas de Imigrante e Juventude de Taquari. O fato ocorreu logo após o término da partida. O dirigente e, na oportunidade, segurança do Ecas, Iura Vogel, e um atleta do Juventude de Taquari, tiveram uma discussão e Vogel teria proferido ofensas raciais ao jogador.
O presidente do Juventude de Taquari, Peninha, diz que o clube deixou o atleta à vontade para efetuar o Boletim de Ocorrência (BO). Ele optou por não fazer pra não prejudicar o Ecas. “Vale ressaltar que o Ecas desde domingo se mostra contra tal atitude e prestou apoio ao atleta”, explica.
O presidente do Ecas, Moacir Lagemann “Zico”, lamenta o fato. “Triste e revoltante. Estou desde domingo me empenhando na solução desse ocorrido. Terça-feira (29/8) tivemos uma reunião e excluímos ele da diretoria. O clube se coloca inteiramente à disposição para esclarecer tudo, não somos assim. Mas também estamos preocupados com o próprio Iura, porque por trás existe uma mãe, uma esposa, duas filhas, que também estão expostas a tudo isso. É preciso ter cuidado, apesar de tudo”, destaca.
Vogel preferiu ser econômico na análise do episódio. Ele sustenta sua versão de que houve um desentendimento e nega ofensas raciais ao jogador. “Única coisa é do racismo que não cometi, mas a palavra dele é a que vale. Deixa assim, pois não volta atrás. As diretorias se entenderam. Deixa o campeonato seguir. O Ecas vai seguir, só sem mim”, ressalta.
A Aslivata confirmou que a arbitragem relatou em súmula as ofensas raciais de parte do dirigente ao jogador. “O presidente do Ecas passou um relato muito sensato sobre ocorrido”, disse o presidente Vianei Batista Hammes.
CRIAR QR CODE
Confira as notas de repúdio publicadas pela Aslivata e clubes
24º Regional Certel/Sicredi da Aslivata – Série A
5ª rodada – 3/9 – Aspirantes e Titulares (14h e 16h)
A Marques de Souza Brasil x Estudiantes
A Imigrante Riograndense x Taquariense
B Mato Leitão Fluminense x Nova Berlim
B Canudos do Vale Minuano x Tiradentes
C Taquari Juventude de Taquari x Ecas
C Westfália Juventude da Berlim x Canabarrense
D Guaporé Juventude de Guaporé x 7 de Setembro
D Arroio do Meio Rui Barbosa x Serrano
Classificação Titulares
Chave A
Estudiantes – 10 pontos
Brasil – 9 pontos
Taquariense – 1 ponto
Riograndense – 0 ponto
Chave B
Fluminense – 12 pontos
Minuano – 5 pontos
Tiradentes – 4 pontos
Nova Berlim – 1 ponto
Chave C
Juventude da Berlim – 7 pontos
Juventude de Taquari – 3 pontos
Canabarrense – 2 pontos
Ecas – 2 pontos
Chave D
Serrano – 12 pontos
Juventude de Guaporé – 3 pontos
Rui Barbosa – 2 pontos
7 de Setembro – 2 pontos
24º Regional Certel/Sicredi da Aslivata
2ª rodada – 3/9 – Veteranos (10h)
Mato Leitão Fluminense x Penharol
Taquari São José x Rudibar
Cruzeiro do Sul Canarinho x São Luiz
Classificação Veteranos
Canarinho – 3 pontos
Penharol – 3 pontos
São Luiz – 1 ponto
Fluminense – 1 ponto
Rudibar – 0 ponto
São José – 0 ponto
1ª Copa Vale do Boa Vista
2ª rodada – 3/9 – Aspirantes e Titulares (14h e 16h)
Brochier Juventude de Brochier x Poço das Antas
Estrela Delfinense x 11 Amigos
Teutônia União da Germano x Juventude da Frank
Classificação Titulares
Juventude de Brochier – 6 pontos
Poço das Antas – 6 pontos
Delfinense – 3 pontos
Juventude da Frank – 1 ponto
11 Amigos – 1 ponto
União da Germano – 0 ponto