Brasil registra seis milhões de acidentes de trabalho de 2012 a 2022

O mês de abril é voltado para a conscientização da segurança e saúde no trabalho

1435
Crédito: Pexels

O Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi lembrado neste domingo (28/4). Por este motivo, o mês de abril é lembrado como Abril Verde. Segundo o INSS, de 2012 a 2022 foram comunicados mais de 6 milhões de acidentes de trabalho, resultando em mais de 2 milhões de afastamentos e 25 mil mortes. No mesmo período, os gastos com auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios acidente de trabalho chegaram a R$136 bilhões.

A partir disso, o Ministério Público do Trabalho (MPT), lançou uma campanha com o lema “Adoecimento também é acidente do trabalho – conhecer para prevenir”. O MPT explica que a iniciativa pretende explicar à sociedade a importância de comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social.Em termos previdenciários, trabalhistas e fiscais, tanto as doenças relacionadas ao trabalho quanto os acidentes típicos, traumáticos,são considerados acidentes do trabalho.

É destacado ainda as doenças de trabalho mais comuns são as lesões ósseas musculares e lesão por esforço repetitivo, como tendinites e bursites. Além disso, transtornos mentais relacionados ao trabalho como depressão e ansiedade, estresse pós-traumático e jornadas diárias exaustivas, podem levar o colaborador a uma situação de doença.

- publicidade -