Construção de memorial em homenagem às vítimas da boate Kiss inicia em Santa Maria

449
Tragédia completou 11 anos em 2024 / Crédito: Divulgação

As obras iniciam nesta quarta-feira (10/7), em homenagem às 242 vítimas que morreram no incêndio, aos 636 feridos e aos familiares deles. A estrutura será erguida no mesmo prédio onde funcionava a boate, no centro da cidade. Familiares, sobreviventes, entes públicos e moradores do município podem acompanhar a remoção do letreiro e da porta principal, o marco de início da construção.

A primeira etapa das obras englobam a definição dos itens que farão parte do acervo, a remoção do telhado, a classificação dos resíduos que estão no local e a estruturação de um espaço para a entrada de máquinas. O prazo para a entrega do memorial é de oito meses.

O pai de uma das vítimas, Flávio Silva, ressalta a importância do memorial.”Este memorial, além dele lembrar a tragédia e homenagear as vítimas, também vai ser um marco à prevenção, porque ele já vem com um pré-aviso que, a partir de agora, dessa era da construção do Memorial às vítimas da Kiss, a associação vai intensificar a questão da prevenção”, afirma.

Projeto

O projeto é do arquiteto paulista Felipe Zene Motta e foi escolhido por meio de um concurso, em 10 de abril de 2018, entre 121 propostas inscritas de 14 estados brasileiros. Felipe propôs  a construção de um jardim central e de um único pavimento, de fácil construção e manutenção.

A estrutura inclui três salas e um jardim circular ao centro com 242 pilares de madeira em volta, para representar cada vítima da tragédia. Cada pilar contará com o nome de cada vítima e um suporte de flores. Além disso, terá um auditório com capacidade para 142 pessoas, uma sala multiuso e uma sala que será a sede da AVTSM.

A empresa responsável pela execução da obra é a INFA Incorporadora Farroupilha, de Triunfo, que venceu a licitação. O custo do projeto é de R$ 4.870.004,68. Parte do valor será custeada com verbas do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do MPRS, que oficializou o repasse de R$ 4 milhões e o restante será pago pela Prefeitura de Santa Maria.

- publicidade -