Extensionistas da Emater/RS-Ascar e operadores financeiros da Cooperativa Sicredi de Encantado, Teutônia e Lajeado realizaram diversas reuniões nas últimas semanas para discutir a aplicação de recursos do novo Plano Safra para o biênio 2024/2025. Os encontros visam alinhar as ações entre as instituições e qualificar a elaboração de projetos de crédito. Os extensionistas também destacaram o atendimento aos produtores que tiveram de acionar o seguro do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), por conta da estiagem e pelo excesso de chuvas do último ano.
Cada encontro possibilitou a apresentação de novidades em termos de taxas de juros, inclusão de novas modalidades, mudanças em limites de financiamento, em tipos de enquadramentos e outros em variadas linhas como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
Uma das alterações é o rebate de 30% na receita da bovinocultura de leite e o ajuste de alíquotas e vedações no enquadramento do Proagro. O gerente regional da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste reafirmou a importância de um projeto bem construído, especialmente frente às dificuldades que as famílias rurais têm enfrentado. “É uma ação conjunta que tem um poder transformador no que diz respeito à continuidade das atividades rurais e da qualidade de vida das famílias”, finalizou.