RS assina protocolo de intenção com empresas para dar início projeto de energia eólica

O objetivo do protocolo é iniciar um novo projeto eólico na região da Fronteira Oeste.

589
Crédito: Divulgação

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinará hoje um protocolo de intenção com empresas especializadas em energia renovável. O evento ocorrerá às 14h desta segunda-feira (19/8) no Palácio Piratini e contará com a presença do governador Eduardo Leite.

O objetivo do protocolo é iniciar um novo projeto eólico na região da Fronteira Oeste, possivelmente abrangendo as cidades de Uruguaiana, Alegrete e Quaraí. Durante a assinatura, serão apresentados detalhes do empreendimento.

Atualmente, o Rio Grande do Sul está entre os cinco estados brasileiros com maior geração de energia eólica, atrás apenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Em 2023, o estado gerou 4,94 terawatt-hora (TWh) de energia eólica, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

No Brasil, o setor eólico recebeu investimentos de R$ 22,17 bilhões em 2023, o que corresponde a 18% dos investimentos totais em energias renováveis, que incluem também solar, biocombustíveis, biomassa, resíduos e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

- publicidade -