Cidades da região têm mudanças nas seções eleitorais em função da enchente de maio

137
A Escola Leo Joas é um dos endereços que não pode mais ser utilizado para votação. Eleitores serão direcionados para a Emei Paulo Freire / Crédito: Giovane Souza - AI Estrela

Eleitores de Estrela, Bom Retiro do Sul e Colinas devem ficar atentos às mudanças nos locais de votação. Em função da enchente de maio, alguns endereços não poderão mais ser utilizados. O aviso aos munícipes será feito por meio da divulgação dos candidatos, prefeituras e cartazes que serão colocados no dia 6 de outubro. Também é possível consultar os locais por meio do aplicativo e-Título ou dos canais digitais da Justiça Eleitoral.

Só em Estrela, quatro pontos precisaram ser trocados. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Estrela, Sandro Ferrari, a mudança de local com maior distância foi da Comunidade São Pedro Canísio, no Arroio do Ouro, para o Instituto Educacional Estrela da Manhã (IEEEM), com 5,2 km de distância. Em Bom Retiro do Sul, foram necessárias três mudanças e, em Colinas, uma. Ao todo 5.659 eleitores são impactados nessas cidades, sendo 4.116 em Estrela; 855 em Bom Retiro e 634 em Colinas.

“Os critérios para a escolha foram a proximidade com os locais atingidos e a diminuição do risco de serem afetados por outra eventual cheia, além de questões básicas como acessibilidade e tamanho adequado”, conta Ferrari. Alterações assim já ocorreram durante a pandemia ou por questões de acessibilidade. Na região, cidades como Venâncio Aires, Taquari, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Muçum, Putinga e Roca Sales também tiveram mudanças.

Mudanças em Teutônia

Diferentemente das demais cidades do Vale do Taquari, as alterações em Teutônia ocorreram por pedido da direção da Escola Infantil Mundo Encantado, e não em função da enchente. Quem votava nas sessões 6, 34 e 114 agora participará das eleições no salão da Comunidade Evangélica Luterana Redentor, que fica ao lado da escola. O comunicado foi feito em agosto.

Em 2022, a Justiça Eleitoral já alterou as 10 seções eleitorais que funcionavam na Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin para o ginásio da Comunidade Católica de Canabarro. De acordo com a chefe do Cartório da 125ª Zona Eleitoral, Luciane Lima, a alteração é definitiva, pois os espaços no ginásio e no subsolo da Católica são mais amplos e evitam aglomerações e filas nos corredores da escola. Na Comunidade Católica, estão inscritos 3.867 eleitores, que constituem o maior colégio eleitoral de Teutônia.

“Os critérios para a escolha foram a proximidade com os locais atingidos e a diminuição de risco de serem atingidos por outra eventual cheia. Além de outras questões básicas como acessibilidade e tamanho adequado”

Sandro Ferrari – Chefe do Cartório Eleitoral de Estrela

MUDANÇAS EM ESTRELA

ANTIGO LOCALNOVO LOCAL
Seção 157 Emei Pingo de GenteInstituto Educacional Estrela da Manhã
Seções 32 e 33 Comunidade Católica São Pedro CanísioInstituto Educacional Estrela da Manhã
Seções 33, 47 e 131 EEEB MoinhosColégio Martin Luther
Seções 39, 80, 95, 130 e 142 EMEF Leo JoasEmei Paulo Freire
Seções 156 e 167 EMEI EstrelinhaEmei Paulo Freire

MUDANÇAS EM BOM RETIRO DO SUL

ANTIGO LOCALNOVO LOCAL
Seções 28, 92 EMEF Genny de Souza da SilvaEEEF Otávio Augusto de Faria
Seção 192 Assoc. Comunitária Nilo HarthEMEF Anita Ferreira
Seção 184 Fazenda EspanholaEMEF Anita Ferreira

MUDANÇAS EM COLINAS

ANTIGO LOCALNOVO LOCAL
Seções 49, 72 EE Ensino Médio ColinasEMEF Ipiranga

MUDANÇAS EM TEUTÔNIA

ANTIGO LOCALNOVO LOCAL
Seções 6, 34 e 114 Escola Infantil Mundo EncantadoComunidade Evangélica Luterana Redentor
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui