5ª edição da Olimpíada Regional das Apaes reúne mais de 150 atletas

65
Apae de Teutônia classificou alunos e esteve presente em Lajeado / Crédito: Divulgação

Na quinta-feira passada (14/11), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado sediou a 5ª Olimpíada Regional das Apaes do 8º Conselho no Complexo Esportivo do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat). Estiveram presentes mais de 150 atletas e 34 professores. As modalidades disputadas foram atletismo e futsal.

Entre as participantes, marcaram presença as Apaes dos municípios de Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia. Todas as entidades receberam troféus de participação.

Até o momento, apenas alguns nomes dos atletas teutonienses classificados para a próxima fase da competição foram divulgados. Outros participantes devem ser confirmados nos próximos dias.

Os resultados nas competições classificam para a etapa estadual, que será realizada em maio de 2025, em Porto Alegre. Os dois primeiros colocados de cada prova se classificam diretamente.

A diretora da Apae Lajeado, Ana Paula Rech, destaca que sediar a Olimpíada Regional é uma grande honra e ressalta que o evento foi muito planejado e aguardado. “Passamos por dias em que a previsão do tempo exigiu cancelar a programação, o que resultou em diversas mudanças de data. Por isso, agradecemos imensamente a reorganização de todas as Apaes para se fazerem presentes. Neste dia, todos puderam dar o seu melhor, mostrando que o esporte e a competição podem se transformar em qualidade de vida, saúde e desenvolvimento”, afirma.

A vice-presidente da Apae Lajeado, Ana Cecília Togni, destaca que, devido às mudanças constantes na previsão do tempo, a Olimpíada passou de um evento inicialmente “encantado” para “encantador”. “É muito bom ver todos tão alegres, querendo participar e competir. O momento que mais me marcou foi ver os alunos de todas as Apaes cantando juntos o hino. Ficamos muito felizes em receber as associações e reconhecemos a dedicação e esforço dos professores Magiela e Farelo em fazer com que o evento acontecesse. Um agradecimento especial também ao Ceat por ceder esse espaço tão amplo, bonito e agradável”, aponta.

Apae Teutônia
A Apae de Teutônia esteve presente com 25 alunos/atletas que participaram das provas de atletismo, futsal, lançamento de disco e de pelota e salto em distância, incluindo competidores com síndrome de Down, paralisia cerebral e deficiência intelectual. Nos times de futsal, tanto masculino quanto feminino, atletas com deficiência intelectual formaram duas equipes para representar a instituição.

Para a coordenadora de projetos da Apae de Teutônia, Evelin Elisa Aschebrock Pacheco, a sensação é de dever cumprido. “Iniciamos as atividades de rendimento com o objetivo de competir e proporcionar momentos como este aos alunos. Uma medalha no peito e a classificação para a próxima etapa são os resultados do esforço e dedicação dos atletas, do trabalho dos professores, do apoio das famílias e da direção da escola”, afirma.

Ela enfatiza a satisfação em proporcionar o esporte a todos os alunos e colher os frutos de um trabalho realizado em conjunto. “É um grande orgulho para todos nós”, conclui.

Para os atletas, participar do evento também é motivo de alegria. O professor de educação física da Apae de Teutônia, Reginaldo Pereira, afirma que, embora os treinos e as provas sejam exigentes, os alunos aproveitam o momento das Olimpíadas para trocar experiências, socializar e confraternizar. “Eles estão realizados por vir até Lajeado. Foram muitas tentativas até que a Olimpíada acontecesse, então a realização do evento é uma verdadeira festa para todos nós, não só para os alunos, mas também para os professores, profissionais e, até mesmo, para os familiares”, ressalta.

CLASSIFICADOS DA APAE TEUTÔNIA – 1º e 2º LUGARES NAS MODALIDADES

– Davi Henrique Feil – 50m, 100m, salto em distância
– Deryck Gabriel Trindade – 50m, lançamento de pelota
– Nicolly Bianca Wasem – 50m, lançamento de pelota
– Estafany Semler da Silva – 50m, lançamento de pelota
– Daniel da Silva Brum – Lançamento de dardo
– Leticia Marques Rodrigues – Salto em distância, 800m
– Moises Artur Tisher – Lançamento de disco
– Bianca Moraes de Jesus – 100m, 200m
– Nicolas da Silva Guterres – 400m
– Alexsandro da Silva Machado – 400m, 800m

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui