
Nove municípios receberam rodadas dos Campeonatos Municipais de Futebol Amador durante o fim de semana (26 e 27/4). Encantado, Progresso, Arroio do Meio, Canudos do Vale, Boqueirão do Leão, Imigrante, Estrela, Taquari e Bom Retiro do Sul deram continuidade em seus campeonatos. Paverama viu a bola rolar pela primeira vez após hiato de oito anos.
O campeonato de Taquari teve rodada agitada pelos dois quadros. Pela categoria Aspirantes, Juventude e São José ficaram no 1 a 1, enquanto o Furacão venceu o Colorado por 3 a 0. Nos Titulares, o Juventude surpreendeu e derrotou o São José, líder da competição, por 2 a 1. No outro duelo, o Furacão levou a melhor sobre o Colorado em um movimentado 3 a 2.
Com os resultados, nos Titulares, o São José é líder com 13 pontos, seguido por Juventude (11), Taquariense e Furacão (7), a lanterna é ocupada pelo Colorado (1). Pelos Aspirantes, o São José é líder com 11 pontos, Furacão (10), Colorado (8), Juventude (5) e Taquariense (4) fecham a classificação.
Em Bom Retiro do Sul, o Troféu Rotativo Alzemiro Borges dos Santos teve jogos equilibrados. O Bragantino empatou em 2 a 2 com o Grêmio, enquanto a Aecosajo venceu mais uma e confirmou a liderança ao bater o Limitados por 3 a 2.
Os placares deram a liderança isolada para a Aecosajo com 18 pontos, o Grêmio vem em seguida com 13, Lesionaods é terceiro com 7 pontos, enquanto Limitados (5) e Bragantino (3) ocupam as últimas posições.
No interior de Canudos do Vale, o Nova Berlim garantiu um importante triunfo por 3 a 1 sobre o Minuano, e agora joga por um empate para se classificar às finais.
Em Encantado, as semifinais definiram os finalistas do 38º Campeonato Municipal. O Guarani da Linha Argola fez valer o mando de campo, dominou o Juventude do Bairro Lambari e venceu por 4 a 0. A equipe enfrentará o Clube Atlético Navegantes (CAN) na decisão, que venceu o União de Palmas por 3 a 2 em jogo duro no Bairro Navegantes.
O Campeonato Municipal de Paverama começou com boa presença de público e duas vitórias dos mandantes: o Amigos do Morro Bonito superou o Brasil por 3 a 0, enquanto o União de Boa Esperança fez 4 a 2 no Esporte Clube Guaíba. As partidas marcaram a retomada da competição após oito anos sem a realização de campeonatos municipais.
Arroio do Meio conheceu seus finalistas após duelos acirrados. No Veterano, o Cruzeiro eliminou o Só Khellas nos pênaltis (4 a 3) após empate em 1 a 1 e agora decidirá o título contra o Racen. Nos Aspirantes, o Rui Barbosa bateu o Cruzeiro por 3 a 2, enquanto nos Titulares, o União confirmou seu favoritismo ao golear o Forquetense pelo placar de 4 a 0.
Em Progresso, o Cruzeiro Tiririca atropelou o São João Picada Serra por 5 a 1. O confronto entre Achados e Perdidos e Cruzeiro Alto Honorato terminou empatado em 3 a 3, enquanto Flamengo e Gaúcho protagonizaram um empate de oito gols: 4 a 4. No fechamento da rodada, o Flamengo Xaxim A venceu o Internacional Campo Branco por 2 a 1 e confirmou a vaga nos pênaltis, vencendo por 4 a 2.
Ainda, em Boqueirão do Leão, o Juventude venceu o Independente nos Aspirantes por 3 a 0. Nos Titulares, no entanto, a Sociedade Esportiva Independente deu o troco e goleou o Juventude por 5 a 2.
Nos Titulares, os resultados deixaram o Esportivo na liderança com 16 pontos, seguido por Independente (11), São Roque (9), 5 de Junho (7), Juventude (4) e São José (2). Pelos Aspirantes, Esportivo e Independente dividem a liderança com 11 pontos cada. São Roque (9), São José (8), Juventude (6) e 5 de Junho (4) fecham a classificação.