Com o propósito de promover uma sociedade mais consciente, participativa e informada, o 5º Seminário de Educação Fiscal de Poço das Antas reuniu dezenas de participantes de diversas regiões do Estado no Auditório Municipal nessa quinta-feira (15/5). A programação proporcionou um espaço de reflexão sobre temas importantes como a responsabilidade fiscal, a participação cidadã, a função social dos tributos e o fortalecimento da gestão pública por meio do conhecimento.

O evento reuniu autoridades, educadores, estudantes e servidores para um dia repleto de palestras e trocas de experiências. Após a abertura oficial, foi lançado o 1º Concurso de Vídeo Educativo de Educação Fiscal “CPF na nota: Educação que transforma”. Realizada em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Pedro Schneider, a iniciativa busca despertar nos alunos do 3º Ano o interesse pela Educação Fiscal e mostrar a importância do CPF na nota.
Na sequência, o auditor fiscal da Receita Estadual do RS, João Carlos Loebens, conduziu a primeira palestra do dia. Ele falou sobre a educação fiscal e o convívio social. Em seguida, Lenise Regina Flach, coordenadora de Contabilidade e Tributos na empresa American Nutrients, conduziu a fala sobre “Educação fiscal: Tributo, transparência e cidadania”, destacando a importância do tema para uma sociedade mais justa e eficiente.
Ainda durante a manhã, as colaboradoras da Sicredi Ouro Branco RS/MG de Poço das Antas, Viviane Schneider e Francieli Klein, ministraram a palestra “Cooperativismo e educação financeira e fiscal – Preparando a sociedade para escolhas conscientes”. Na ocasião, elas despertaram o olhar dos participantes para o papel de cada um na economia local e na vida em comunidade.
Na parte da tarde, o professor da Escola de Gestão Pública da Famurs e consultor na área de tributação municipal, Johnny Bertoletti Racic, apresentou a palestra “Fiscalização tributária, tributos municipais e a nova administração tributária”, com reflexões práticas sobre a rotina da gestão tributária.
Ao fim, o secretário de Administração, Indústria e Comércio de Poço das Antas, Romeu Forneck, abordou o tema “As variáveis tributárias endógenas e o pacto federativo”, trazendo um olhar aprofundado sobre os desafios enfrentados pelos municípios diante do atual cenário federativo.
O 5º Seminário de Educação Fiscal foi encerrado com uma apresentação especial do Jardim A e B da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço da Criança. As crianças trouxeram o tema sustentabilidade através da música “Cuide bem da água”.
