INSS exigirá biometria para autorizar consignado a partir do dia 23

178
Crédito: Divulgação

A partir do dia 23 de maio, aposentados e pensionistas que desejarem autorizar descontos de empréstimos consignados diretamente em seus benefícios do INSS precisarão se identificar por meio de biometria. A exigência, publicada nesta segunda-feira (20/5) no Diário Oficial da União, visa aumentar a segurança e evitar fraudes.

Além da autenticação biométrica, os beneficiários também poderão utilizar o aplicativo Meu INSS para consultar as instituições financeiras disponíveis e as taxas de juros praticadas para esse tipo de crédito.

Segundo o documento, a verificação da identidade por meio de características físicas, como impressão digital ou foto, tem como objetivo avaliar e aperfeiçoar o serviço de desbloqueio de benefícios, além de identificar eventuais falhas operacionais. A medida pretende reforçar a conformidade e a segurança dos processos envolvidos na contratação dos empréstimos.

A autorização automática para novos consignados está suspensa desde o dia 8 de maio, em cumprimento a uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui