A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a ocorrência de um tornado de curta duração na manhã desta quinta-feira (12/2) no município de Pelotas, na região Sul do Rio Grande do Sul. O fenômeno foi registrado por volta das 10h45, durante a passagem de uma linha de tempestades que atingiu a cidade, com maior impacto no Bairro Fragata.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil do RS (CMDEC), a instabilidade provocou rajadas de vento que chegaram a 75 quilômetros por hora, conforme medições da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em diferentes pontos do município, houve registros de queda de galhos de árvores e de alguns postes.
O tornado, que teve curta duração, foi filmado por moradores e causou danos estruturais, principalmente em uma oficina mecânica localizada no Bairro Fragata. Não houve confirmação de feridos até o momento.
Ainda segundo a Defesa Civil, às 8h10 já havia sido emitido um Alerta Laranja para a região Sul do Estado, incluindo Pelotas. O aviso considerava a aproximação de sistemas de instabilidade previstos para a manhã e seguia válido até as 11h, período em que a cidade foi atingida pelo fenômeno severo.


