O Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami) de Estrela foi um dos projetos selecionados para a 14ª Mostra Brasil aqui tem SUS, que será realizada dentro do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorre de 12 a 15 deste mês, em Brasília (DF). O projeto foi inscrito na categoria Atenção Básica e está entre os 300 municípios brasileiros selecionados e os 21 do Rio Grande do Sul. O melhor de cada região do país, cujo julgamento ocorrerá durante o Congresso, no dia 15, receberá um prêmio de R$ 10 mil.
O Centro de Atendimento Materno-infantil foi implantado por meio de uma parceria do Governo de Estrela, através da Secretaria da Saúde, e da Univates. Atende gestantes e crianças com até dois anos de idade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizando consultas e procedimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde e qualificar a atenção primária.
A apresentação está marcada para o dia 13 e será feita pela enfermeira Débora Martins, que estará acompanhada pelo secretário da Saúde Elmar Schneider; pela coordenadora acadêmica administrativa do Centro, Pâmela de Souza, e pela enfermeira da Secretaria da Saúde, Leandra Baldissarelli. Haverá também um vídeo sobre o trabalho e atendimentos prestados no local. Os vencedores da Mostra, por região, vão faturar R$ 10 mil e um município de cada estado do país terá sua experiência registrada em vídeo no formato documentário. Além da premiação por região e estados, 36 experiências serão premidas com medalha de reconhecimento, durante as rodas de conversa, dentro de categorias temáticas.
Projeto do Cami será apresentado em congresso nacional do Conasems
Ele concorre na 14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que acontece de 12 a 15 de julho, em Brasília