Formação de Educação em Estrela conta com palestra de Emília Cipriano

Professores, equipes escolares e diretivas da Secretaria Municipal de Educação (Smed) participam de evento com renomada educadora na próxima segunda-feira

1403
Emília Cipriano já esteve em Estrela no ano passado, quando palestrou no Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari

O processo de formação pedagógica de Educação de Estrela realizará, segunda-feira (19), um dos eventos mais aguardados do ano. Uma palestra com reconhecida educadora Emília Cipriano, diretora do Instituto Aprender a Ser, pautará o encontro direcionado a professores, servidores e equipes diretivas das escolas de ensino infantil e fundamental e também da Smed, organizadora do evento. Como tema, a adequação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação ocorre na Soges, a partir das 19h.

Emília Cipriano é doutora em Educação, área onde tem vasta experiência, principalmente no mercado de São Paulo, atuando mais diretamente com os temas Educação Infantil, Formação de Educadores, Política de Educação Infantil, Creche, Políticas Públicas e Proposta Pedagógica. Conforme a Secretaria, o objetivo deste encontro e outras ações já realizadas é fomentar a meta de construção de uma proposta pedagógica na rede municipal alinhada a BNCC, que deverá seguir como norte para as propostas das escolas de educação infantil e ensino fundamental. A profissional, que é uma das principais estudiosas da BNCC, já esteve em Estrela em julho passado, quando participou no Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, evento que reuniu mais de 1,3 mil profissionais da educação da região. Na ocasião realizou palestra com o tema a “A criança como sujeito do processo de construção do Conhecimento”.

Emília manterá contato direto com a Smed ao longo do ano, inclusive com assessores, neste processo de adequação local à BNCC. “Todo o processo de formação com ela terá um total de 70 horas presenciais e 60 horas à distância. Teremos encontros mensais de fevereiro a junho, o que será de grande valia e importância para nós neste importante processo”, destaca o secretário da pasta, Marcelo Mallmann.

Calendário

As onze Emeis de Estrela reabriram suas portas no início de fevereiro. Nos dois primeiros dias do mês os profissionais organizaram o espaço escolar para receber os alunos, o que ocorreu a partir do dia 5. Os educadores da Educação Infantil também participaram da Cerimônia de Abertura do Ano Letivo. Já nas nove Emefs, os professores retornam às atividades nesta sexta-feira (16). Nesta data e nos dias 19 e 20 ocorrerão atividades de formação, como a palestra com Emília Cipriano, e para organização das escolas para preparar o início do ano letivo. Os alunos voltam às aulas em 21 de fevereiro.

- publicidade -