Aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (09/03), as primeiras horas já foram de bastante movimento, negócios e trocas de experiências na 25ª Feira de Artesanato de Páscoa de Estrela, a primeira das três edições anuais realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela e a Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart). E a expectativa é que o fluxo aumente consideravelmente nos próximos dois dias de funcionamento, no ginásio do Colégio Santo Antônio (Rua Cel. Flores), onde traz a exposição de mais de 40 artesãos. A entrada é franca.
Até o início da tarde eram 44 os expositores de Estrela e também de outras cidades e regiões. Uma delas Lia Mensch, de Porto Alegre. A artista, que participa de feiras na sua cidade natal e em outros municípios, está pelo quarto ano seguido em Estrela. Lia diz que sempre aguarda com muita ansiedade esta oportunidade. “Participo há quatro anos e sempre que posso nas três edições anuais. E a feira só vem melhorando, em todos os sentidos. Da comunicação à organização dos espaços até à abertura para a participação de outros artistas, como é o meu caso. Isso só dá mais opções de produtos, o que agrada ao público e beneficia a todos”, avalia.
A opinião da artista que confecciona bonecas, fadas, gnomos, saches e outros objetos de pano, entre eles coelhos e guirlandas, não é muito diferente da de alguns consumidores. É o caso de Aneides Giradi e Roseclaide Giradi Costantin. Depois de dois anos sem visitarem a feira, as duas desta vez deixaram o Bairro Auxiliadora para conferirem as atrações. “Não tínhamos mais comparecido porque as coisas pareciam muito parecidas de uma edição para outra. Vimos que já mudou bastante. Os produtos parecem estar melhores acabados, mais bonitos, e a variedade também aumentou bastante”, avalia Roseclaide.
A edição de Páscoa da feira é a 25ª sob organização da Estrelart, hoje presidida por Simone Wolker, e também a primeira das três edições anuais que são realizadas. As outras duas são a feira de Inverno e a de Natal. Apesar de nesta ocasião ter a temática da Páscoa, não são apenas produtos relacionados a esta data que são encontrados pelos visitantes. Entre todos os objetos estão peças de decoração, tricô, crochê, brinquedos pedagógicos e de madeira, mandalas, guirlandas, pinturas em MDF, objetos de vidro e outros confeccionados com material reciclável.