Educadores de Estrela participam do 2º encontro de formação do Pnaic

Cerca de 90 profissionais trabalharam os temas propostos pelo programa neste ano, entre os quais a inclusão

798
Professores do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental trabalharam inclusão

Professores e coordenadores dos Jardins (Educação Infantil) e do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, das redes municipal e estadual de Estrela, participaram, na noite de quarta-feira (18.04), do segundo encontro de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A formação reuniu cerca de 90 educadores, que trabalharam os temas propostos pelo programa neste ano. No Ensino Fundamental um dos pontos gerais é a inclusão. A atividade para estes profissionais contou com dinâmicas que levaram à reflexão sobre as dificuldades dos alunos com necessidades especiais em sala de aula, envolvendo todas as deficiências.
Já os educadores dos Jardins – que atendem crianças de 4 e 5 anos de idade – trabalharam a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Por meio de objetos trazidos por eles, foram instigados, num primeiro momento, a falar sobre as suas vivências na Educação Infantil, quer sejam passadas ou atuais.  Na etapa seguinte, em grupos, houve a sistematização dos textos da transição destes dois níveis de ensino. No município de Estrela o Pnaic é coordenador por Patrícia Branco. Os encontros de formação do Ensino Fundamental são coordenados pelas professoras Ticiane Angeli e Simone Klima, e dos da Educação Infantil por Carla Renner e Simone R. Schuh Müller.

Compromisso

O Pnaic é um compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental. Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação.

- publicidade -