Vias, meios-fios e faixas elevadas de Estrela recebem pinturas

Ação é realizada em diversos pontos da cidade, busca aumentar segurança e evitar transtornos

893
Vias como a Julio de Castilhos tiveram o eixo central pintado/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Dezenas de ruas e quarteirões de Estrela estão com novas sinalizações. A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), através do Departamento de Trânsito (DT), está realizando a pintura do eixo central de avenidas, também meio-fios de calçadas, limites de estacionamento em esquinas, faixas de segurança elevadas e cordões rebaixados, como entradas de garagens e rampas de acessibilidade. Muitas das ações atendem aos pedidos protocolados por cidadãos na Prefeitura.

Até o momento foram utilizados mais de 300 litros de tinta amarela e cal na pintura de quilômetros de sinalização em bairros como Auxiliadora, Oriental e Cristo Rei. Mas a ação também segue sendo realizada em pontos estratégicos da cidade, perto de escolas, e se estenderá a demais bairros. Vias importantes como a Julio de Castilhos receberam a pintura do eixo central. Ruas como a Geraldo Pereira, principalmente em frente ao Hospital Estrela, tiveram reforço na pintura das faixas de seguranças. Faixas elevadas, entre elas algumas criadas recentemente, também foram sinalizadas. “Queremos não apenas aumentar a segurança, mas também reforçar questões como até onde vai o limite de cinco metros para se estacionar nas esquinas, ou mesmo evitar alguns transtornos em razão de um carro mal estacionado em local proibido ou na frente de uma garagem”, explica Gerson Teixeira, coordenador do DT.

Segundo Teixeira, as medidas atendem não somente às demandas levantadas pelo Órgão de Trânsito (OTR) do município, mas também às requeridas pelos cidadãos estrelenses. “Somente no mês de agosto foram mais de 30 pedidos solicitados por moradores, através de nosso protocolo municipal. Boa parte deles já foi atendido. Outros estão em execução ou em análise. Alguns levam mais tempo porque é preciso ver as possibilidades legais, de viabilidade, assim como de verba e material disponível. Mas grande parte está sendo resolvido e em poucos dias”, explica Teixeira. “Contudo, são aceitos apenas os pedidos protocolados”, ressalta. O protocolo fica na Rua 13 de Maio, nº 360. Solicitações também podem ser feitas no link do autoatendimento do site de Estrela (www.estrela.rs.gov.br).

- publicidade -