Mais de 1.700 atletas disputam a 13ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol

1563
Cerimônia de abertura contou com o tradicional desfile das equipes participantes/ Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/ Divulgação

Mais de 1.700 atletas, 70 equipes, 31 clubes, 137 partidas, 11 campos e seis categorias. Estes são os números da 13ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol, que teve início na noite de sexta-feira (18/01), e segue até o dia 25 de janeiro, movimentando as praças esportivas do município, além das escolas e sedes de entidades comunitárias que estão servindo de alojamento. A Copa Teutônia, considerada um dos maiores certames de categoria do Brasil, reúne equipes do Rio Grande do Sul, e Santa Catarina, além do Uruguai, que veio representado pelo Racing Montevideo.

Autoridades acompanharam cerimônia de abertura/ Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/ Divulgação

A abertura oficial da competição ocorreu na noite desta sexta-feira (18/01), tendo como local a sede esportiva da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia. Na ocasião, ocorreu o tradicional desfile das equipes participantes, seguido de pronunciamentos das autoridades. Ao final da cerimônia, foi realizado o primeiro jogo da competição, pela categoria 2004. A equipe teutoniense AERC Juventus saiu na frente e venceu o Esporte Clube Cruzeiro por 4 a 0.

A cerimônia de abertura iniciou com bênção religiosa do pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul, Gerson Echelmeier, que enalteceu que a amizade deve ser a marca da competição. “Nunca vi tanta gente tão boa de bola num só lugar. Que esse evento possa ter como marca a amizade. E que seja um evento de paz entre atletas, professores e toda a organização e comunidade envolvida”, frisou.

O diretor do Planeta Bola Eventos, Rubens Andrade Dias, ressaltou que a empresa e o Município de Teutônia fazem o seu trabalho voltado ao respeito aos atletas e dirigentes. “Respeitamos com os melhores campos, uma estrutura inigualável que Teutônia oferece. Respeitamos com alimentação de qualidade superior a qualquer outro evento. Respeitamos com o nosso trabalho, dedicação e experiência. Tenham uma copa inesquecível aqui em Teutônia”, salientou.

O coordenador de esportes da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, William Marques, destacou que Teutônia recebe com alegria todos os desportistas para a 13ª edição da Copa Teutônia. “Todos querem levar medalha, mas o mais importante é a amizade e o respeito que vocês precisam ter um com o outro, não só no futebol, mas na vida de vocês. Que vocês tenham grandes alegrias e grandes emoções aqui em Teutônia”, colocou.

Representando a Cooperativa Languiru, Alexandre Schneider fez uma relação entre o cooperativismo e o futebol. “Cooperativismo tem tudo a ver com este campeonato. O que não se faz sozinho, se faz em conjunto. O mesmo ocorre num time de futebol. Vocês vão nos dar uma aula de trabalho em equipe. O futebol também traz transparência e verdade. Existem poucos esportes que trazem tanta verdade em si do que o futebol. Não existe como enganar no futebol. Ou vocês joga bem ou não. Mesmo perdendo, muitas vezes saímos aplaudidos por termos jogados bem”, enalteceu.

A presidente da Câmara de Vereadores, Keetlen Link, colocou que a competição tem a cara do município e que o nome de Teutônia. “Para a realização deste evento, as nossas entidades são fundamentais. Apesar das dificuldades, as entidades deixam os campos em perfeitas condições, para poder receber tantos atletas. Acreditamos no esporte, não somente para a formação de atletas, mas, também, para a formação de cidadãos”, frisou.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, destacou que Teutônia se transforma, nesta semana, na capital do futebol nas categorias de base. “Teutônia é a Capital Nacional do Canto Coral. Teutônia é a cidade que canta e encanta, além de ser a Terra do Cooperativismo. Não se faz futebol de forma individual. Somente unidos nós conseguiremos vencer grandes desafios. Dentro de campo, teremos muitos desafios, mas, fora do campo, são as relações de amizade que devemos levar para a vida. Nesta semana, Teutônia não terá mais 32 mil habitantes. Estamos perto de 35 mil habitantes, porque aqui vocês, atletas, estão na casa de vocês”, sublinhou. Em seguida, as soberanas, juntamente com o prefeito, declararam aberta a competição.

Mais detalhes da competição

A competição terá duração de uma semana, com 137 partidas, sendo que os jogos não têm cobrança de ingresso. As equipes estarão divididas em seis categorias: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007. A tabela de jogos está disponível em http://www.planetabolaeventos.com.br/index.php?op=1&cv=58.

Os 137 jogos estão movimentando as praças esportivas do Gaúcho (Bairro Teutônia), Elegê (Bairro Languiru), Atlético Gaúcho (Bairro Canabarro), Avante (Boa Vista Fundos), Cruzeiro (Bairro Languiru), Esperança (Bairro Languiru), Fluminense (Linha Harmonia), Alto Taquari (Linha São Jacó), Lawi (Linha Wink), Ouro Verde (Bairro Alesgut) e Ribeirense (Linha Ribeiro). Durante este período, os atletas estão recebendo três refeições diárias, tendo como praça de alimentação a Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.

A realização é da Administração, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria da Educação, com a organização do Planeta Bola, empresa que realiza as competições de categoria de base em diversas cidades do Brasil. Neste ano, a grande parceira do evento será a Cooperativa Languiru.

- publicidade -