Fim de ano do Gracie conta com Festa de Integração em Estrela

721
Festa do Gracie marcará entrega dos alimentos da Gincana Solidária / Crédito: divulgação

Um dos momentos mais aguardados todos os anos pelo Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) de Estrela está agendado para esta quinta-feira (05/12). A sede da Associação de Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi) sediará a tradicional Festa de Integração que reúne os 23 grupos de Terceira Idade do projeto mantido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Em programação que se iniciará às 10h e se estenderá ao longo da tarde, serão realizados almoço, apresentações culturais, baile e desfecho da 2ª Gincana Solidária de Natal protagonizada por boa parte dos quase 600 idosos cadastrados no Gracie.

A festa está marcada para iniciar às 10h, com recepção aos participantes e entrega dos alimentos arrecadados pelas equipes. Às 11h será realizada a apresentação do Coral do Gracie, hoje composto por mais de 20 integrantes. Será seguida da benção dos presentes e então almoço. No início da tarde serão revelados os campeões da gincana e haverá apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumenkranz, da Linha São Jacó. Depois realizado baile, com a banda Destaque Nacional. Grupos de Terceira Idade e outros municípios prestigiarão o evento.

Solidariedade

Sucesso no ano passado, quando arrecadou mais de 2,3 toneladas de alimentos e beneficiou mais de 150 famílias carentes de Estrela, a segunda edição da Gincana Solidária de Natal ocorre desde o dia 27 de setembro, quando foi lançada oficialmente e houve a divisão de 21 grupos em cinco equipes, cada uma com aproximadamente cem integrantes, separados de forma aleatória para que o número de participantes e força de atuação sejam parecidos. As equipes, este ano também identificadas por cores, ficaram assim reunidas: Boa União e Pinguela (Amarela); Delfina, Raio de Sol, Linha Wink e Geraldo Alta (Verde); Indústrias, São Jacó, Novo Paraíso, Moinhos (Branca); Imigrantes, Costão, Lenz, São José e São Luís/Santa Rita (Azul); Glória, Arroio do Ouro, Auxiliadora, Centro, Cristo Rei e Geraldo Baixa (Vermelha).

Estes buscaram a arrecadação de alimentos nos últimos dias, e que agora serão destinados a famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), parceiro da iniciativa. A equipe vencedora será apontada a partir das regras de pontuação conforme o valor e peso de cada alimento. Em 2018, a vencedora foi a equipe 4, formada pelos bairros Moinhos, Oriental, Imigrantes, Pinguela e Geraldo Baixa, com 947 quilos. Como prêmio, os integrantes ganharam uma viagem para o Balneário Fagundes, em Mato Leitão. O prêmio deste ano é ainda uma surpresa .

Saiba Mais

A participação no Gracie é franca e aberta. Movimenta hoje mais de 580 pessoas entre 50 e 102 anos de vida nos 23 grupos formados em bairros e localidades do interior. As inscrições podem ser realizadas diretamente com os líderes dos grupos, nos dias dos respectivos encontros, ou no próprio Gracie (na sede do Centro de Referência de Assistência Social, no Cras Centro, Rua Tiradentes, nº 478), que faz o devido encaminhamento. Os encontros ocorrem desde março, diariamente a partir das 14h, em uma agenda pré-programada para cada um dos núcleos. Há ainda a participação em festas comunitárias, bailes e demais eventos municipais; a manutenção do Coral do Gracie; a escolha da corte da Terceira Idade e outras atividades culturais. Mais informações pelo telefone 3981-1051.

Programação
10h – Recepção às equipes e entregas dos alimentos da Gincana
11h – Apresentação do Coral do Gracie
12h – Almoço
13h30min – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumenkranz
14h – Baile com a Banda Destaque Nacional
15h – Premiação da equipe vencedora da Gincana Solidária de Natal

As equipes da gincana
Amarela: Boa União e Pinguela
Verde: Delfina, Raio de Sol, Linha Wink e Geraldo Alta
Branca: Indústrias São Jacó, Novo Paraíso, Moinhos
Azul: Imigrantes, Costão, Linha Lenz, São José e São Luís/Santa Rita
Vermelho: Glória, Arroio do Ouro, Auxiliadora, Centro, Cristo Rei e Geraldo Baixa

- publicidade -