Sete anos depois do início das obras, Emei do Bairro Alesgut, em Teutônia, é inaugurada

2812
Novo prédio tem mais de 1.300 m² e vai receber 132 crianças / Crédito da foto: Paloma Griesang

Desde 2013, quando a obra iniciou, até 2020, foram muitos altos e baixos, incertezas e, principalmente, expectativas em torno da nova Escola de Educação Infantil (Emei) do Bairro Alesgut. A obra da Pró-infância Tipo B, que vai abrigar a Emei Caminhos do Saber, levou cerca de sete anos para ser concluída. A comunidade viu a obra ser iniciada, depois parada, retomada, parada novamente e, finalmente, concluída. E nesta sexta-feira (31/01) ela foi entregue e inaugurada. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, direção da escola, servidoras que atuarão na creche e comunidade. Entre as autoridades, o prefeito Jonatan Brönstrup, o vice Valdir Oliveira do Amaral, a secretária de Educação Rosane Schneider Rührwiem, e o presidente da Câmara de Vereadores, Cleudori Paniz. Além da diretora da Emei, Marisa Brandão Leuchtenberger. Também participou da cerimônia o deputado federal Lucas Redecker. Foram convidados ainda os ex-secretários de Educação, Inara Böhmer e Paulo Brust, que também participaram da obra ao longo dos sete anos.

O público foi recepcionado pela Orquestra Jovem de Teutônia. Logo após, pôde conferir a apresentação do Coral Infantojuvenil de Teutônia. As autoridades presentes ainda tiveram um momento para discursos. Depois dos pronunciamentos, foi feito o descerramento da placa e o desenlace da fita de inauguração. Assim, os presente puderam conferir as instalações internas da escola e participar de um coquetel.

Até o ano passado, a Emei Caminhos do Saber funcionava em um espaço menor, em uma casa alugada, e atendia 70 crianças. No novo prédio, a escola passará a atender 132 alunos. Conforme a diretora da Emei, Marisa Brandão Leuchtenberger, o novo espaço oportunizará um trabalho de mais qualidade no desenvolvimento das crianças. “Também aumenta a capacidade de números de atendimentos, mais oportunidades para todos”, considera.

A Pró-infância Tipo B tem 1.323,58 metros quadrados, e conta com cinco blocos: administrativo, de serviços, multiuso e dois pedagógicos. O bloco pedagógico contempla, entre outros espaços, oito salas, sendo duas de Creche I (0 até 18 meses), duas de Creche II (18 meses até 3 anos), duas de Creche III (3 anos até 4 anos) e duas de Pré-escola (para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses). “Este novo espaço, moderno, muito funcional e com muitos ambientes educativos favorecerá a aprendizagem de cada criança”, avalia Marisa. A diretora pondera ainda os benefícios para as crianças. “As crianças serão muito beneficiadas, com atendimento digno, melhorando muito nosso fazer pedagógico”, afirma. As aulas estão marcadas para iniciar na terça-feira (04/02).

Obra demorada

Inúmeros imprevistos fizeram com que a obra da nova Emei Caminhos do Saber, do Bairro Alesgut, atrasasse mais do que o esperado. As obras iniciaram em 2013, mas em 2014, a empresa executora abandonou a obra. Os trabalhos ficaram parados até 2017, ano em que a administração municipal realizou uma nova licitação e as obras foram retomadas. Em 2018, mais um imprevisto. No final do ano, e no início de 2019, o Governo Federal não repassou as parcelas que faltavam para a finalização da obra, e ela foi paralisada mais uma vez.

Para possibilitar a conclusão, o Município fez diversas tratativas envolvendo o Ministério da Educação e parlamentares, dentre eles o deputado federal Lucas Redecker (PSDB), além da intervenção da promotora Vanessa Saldanha de Vargas, da Promotoria Regional da Educação, com sede em Santa Cruz do Sul. No segundo semestre de 2019, o Governo Federal liberou as parcelas que faltavam e a obra foi retomada, até ser concluída e inaugurada em 2020. O investimento total da obra foi de R$ 1.708.439,25, sendo R$ 1.350.730,53 de recursos federais e o restante de contrapartida da Prefeitura.

- publicidade -