Grupo Popular apresenta cronograma de debates às chapas da região

2134
Crédito: Ana Luiza Käfer

Candidatos a prefeito, vice-prefeito, coordenadores de campanha e outros integrantes de chapas que concorrem ao Executivo na região estiveram presentes em reunião realizada nesta segunda-feira (21/09), no auditório do Colégio Teutônia. O momento foi organizado pelo Grupo Popular de Comunicação com o objetivo de apresentar o cronograma de debates e explicar o seu funcionamento. Eles iniciam este domingo (27/09) e seguirão, principalmente, durante os finais de semana.

Os debates serão transmitidos pela Rádio Popular FM (96,9), como acontece tradicionalmente. A rádio pode ser sintonizada, também, pelo site da Popular FM e aplicativo do Grupo Popular. Também terá, de forma inédita, transmissão ao vivo dos debates pelo canal do YouTube da Rádio Popular. A emissora sediará debates de Teutônia, Estrela, Poço das Antas, Westfália, Paverama, Colinas, Bom Retiro do Sul, Imigrante, Boa Vista do Sul e Fazenda Vilanova.

Na ocasião, todos os concorrentes puderam tirar as dúvidas sobre a realização dos debates, que pela primeira vez, acontecerão no auditório do Colégio Teutônia. O motivo é o maior espaço para acomodar as equipes, principalmente mediante às questões sanitárias de distanciamento e prevenção à Covid-19. Apenas o último (12/11) debate e momentos de entrevistas exclusivos de Teutônia acontecerão na sede do Grupo Popular. Na ocasião, também foram apresentados os protocolos de segurança devido a pandemia.

Entre as regras apresentadas, estão a quantidade reduzida de pessoas, a proibição do uso de aplicativos de mensagens durante os debates, a instrução para a não aglomeração no lado externo local dos debates (como já aconteceu em outrora), a proibição de ataques de cunho pessoal e/ou ofensas e outros.

Neste ano, será reduzida a quantidade de perguntas feitas de um candidato para outro em cerca de um terço em comparação às eleições anteriores. Para todos os municípios participantes, 25 perguntas serão as mesmas, feitas mediante sorteio em cada debate. Teutônia ainda terá sete perguntas elaboradas especialmente para a cidade, totalizando 32. Estrela também terá 12 perguntas especialmente para o município devido a grande quantidade de chapas (7), totalizando 37.

Se forem duas chapas:

O debate será iniciado pela abertura e apresentação dos candidatos (prefeito e vice) de dois minutos para cada. Os candidatos a prefeito receberão uma letra (A ou B). O candidato A realiza o primeiro sorteio de uma pergunta, e seguidamente, responde. Após, o outro candidato responde a mesma pergunta. Serão dois minutos para resposta. Na sequência, o candidato B sorteia uma pergunta, responde, e o candidato A responderá em seguida. Nessa estrutura, serão três blocos, totalizando seis perguntas sorteadas e respondidas.

Em seguida, há um debate apenas entre os candidatos a vice. Serão duas perguntas elaboradas (não sorteadas) por casa um para o adversário responder, totalizando quatro. Após, entra mais um bloco destinado aos prefeitos, onde cada um elabora duas perguntas para o adversário, novamente totalizando quatro perguntas. Neste formato de pergunta elaborada, o tempo de resposta é de dois minutos, com réplica de um minuto e tréplica de 30 segundos. Para concluir, acontecem as considerações finais de dois minutos para cada prefeito. Ao todo, são 107 minutos de debate.

Se forem três chapas:

No caso de três chapas, a abertura de a apresentação do debate acontece de forma igual ao modelo de duas chapas. No primeiro bloco, cada candidato a prefeito responde a duas perguntas sorteadas no tempo de dois minutos, e uma terceira pergunta no bloco seguinte. Ainda no segundo bloco, os candidatos a vice-prefeitos também respondem a uma pergunta, a mesma para cada um deles. O tempo para todos é de dois minutos de resposta.

Em seguida, volta para o debate entre prefeitos, e serão dois blocos onde cada um poderá elaborar duas perguntas para os demais em cada um deles, totalizando 12 perguntas. Os prefeitos terão um minuto e 45 segundos para responder, com réplica de 40 segundos e tréplica de 20 segundos. Após, seguem as considerações finais de cada prefeito de dois minutos, totalizando 113 minutos de debate.

Se forem sete chapas (Estrela):

Apenas no caso de Estrela, onde há sete chapas, não haverá espaço para questionamentos criados pelos candidatos para o concorrente nem sorteio de perguntas. A apresentação dos prefeitos e vices é reduzida para um minuto, e não dois, como nos demais casos.

Neste caso, inicialmente, cada candidato a prefeito responderá uma mesma pergunta já elaborada e previamente informada (sem sorteio), no tempo de um minuto e 30 segundos. Em seguida, o mesmo será feito com os vices prefeitos, com outra pergunta previamente elaborada. Voltando para os prefeitos, outras quatro perguntas serão feitas e deverão ser respondidas por todos. Por fim, há o fechamento de cada candidato a prefeito no tempo de um minuto, totalizando 114 minutos de debate.

Se for uma chapa:

O debate será iniciado normalmente com a apresentação do candidato a prefeito e vice no tempo de dois minutos. Serão sorteadas quatro perguntas para que o candidato responda em cada bloco, uma delas devendo ser respondida pelo candidato a vice, sempre no tempo de três minutos. Deste modo, seguirão três blocos, totalizando doze perguntas. Finaliza-se com considerações finais em dois minutos de ambos os candidatos, totalizando debate de 74 minutos.

No caso de Teutônia…

Nos debates do município de Teutônia, após a apresentação dos candidatos a prefeito e vice, seguirão seis perguntas sorteadas que serão respondidas por todos os candidatos a prefeito no tempo de dois minutos, ao longo de dois blocos. No terceiro e quatro bloco, eles poderão elaborar perguntas e responder entre si. Ao todo, serão doze perguntas com um minuto e meio para resposta, quarenta segundos para réplica e 20 segundos para a tréplica. Após, haverá considerações finais de cada prefeito no tempo de um minuto, totalizando 115 minutos de debate.

Ainda, Teutônia terá dois debates específicos, um focado em vices (dia 25 de outubro) e outro em prefeitos (23 de outubro e 12 de novembro). No caso só debate do dia 23, trata-se de uma solicitação da Associação dos Professores Municipais de Teutônia atendida pelo Grupo Popular. Será um debate diferenciado sobre a educação no modelo de sorteio de perguntas. As questões, por sua vez, serão elaboradas e encaminhadas pela associação.

Ainda em se tratando de Teutônia, haverá um espaço de entrevista para cada uma das chapas nos dias 13, 14 e 15 de outubro. As chapas participarão uma em cada dia, sempre das 7h30 às 8h, no estúdio do Grupo Popular.

E se o candidato não comparecer?

No caso de um candidato a prefeito ou a vice não comparecer ao debate, seu direito de apresentação é eliminado e passa a vez para o próximo candidato. Não poderá, o outro integrante da chapa, intervir na resposta em lugar do ausente. No caso, se um candidato a prefeito não comparecer, o vice não poderá responder por ele e vice-versa.

- publicidade -