Bicicletas apreendidas pela Polícia Civil de Lajeado enfeitarão pátios de escolas

Projeto prevê capacitação de jovens e o reaproveitamento do meio de transporte

707
Créditos: Reprodução

Bicicletas roubadas e furtadas, apreendidas pela Polícia Civil de Lajeado, terão como destino o pátio de escolas. O projeto Bike Solidária prevê o conserto e restauração dos veículos e posterior doação para educandários públicos, localizados em bairros mais vulneráveis.

A estimativa é capacitar 16 jovens matriculados em escolas da rede pública. Eles participarão do curso de Mecânico de Bicicletas oferecido pelo Senai. Além de mecânica, também serão abordadas questões como empreendedorismo, higiene e segurança. A carga horária é de aproximadamente 70 horas.

A iniciativa é da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), das Promotorias Criminal e da Infância e Juventude de Lajeado, da Polícia Civil e do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). O recurso aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores prevê a destinação de R$ 14.960,00 para o projeto. A Metalúrgica Hassmann, de Imigrante, auxiliará com R$ 9.000,00.

O diretor de patrimônio da Alsepro, Francisco “Kiko” Weimer dos Santos, explica que a ideia se orientou no projeto Alquimia – celulares apreendidos no presídio são recuperados e entregues para crianças e adolescentes do município. “Temos atualmente um grande número de ciclistas, certamente o conserto de bicicletas será uma profissão de futuro. Além disso, estaremos resolvendo o problema do sucateamento e falta de espaço para esses veículos”, aponta.

O delegado de polícia de Lajeado, Marcio de Abreu Moreno, revela haver 80 bicicletas disponíveis para conserto e reaproveitamento. Foram apreendidas em ocorrências como suspeitas de roubo, receptação, furto e atividades de narcotráfico. “São bicicletas apreendidas em atividades ilícitas, onde já há decisão judicial e condenação. A parte acusada em nenhum momento comprovou a origem lícita ou mostrou interesse em reavê-la”, afirma.

Seleção e utilização:

1) Os alunos selecionados estudam nas escolas Santo Antônio-CIEP e São João Bosco. As aulas iniciam dia 13 de setembro e devem se estender até o dia 10 de novembro. Serão nas segundas e quartas-feiras.

2) As escolas terão autonomia para definirem a melhor forma de utilização das bicicletas doadas. O Senai será o responsável por implantar um bicicletário nos locais.

3) O lançamento do projeto será dia 13 de setembro, às 13 horas, no Senai, em Lajeado.

- publicidade -