Teutônia terá mudança no sistema de estacionamento rotativo

Novo modelo será implantado a partir do dia 4 de abril em trechos dos Bairros Languiru e Canabarro

3716
Crédito da foto: Daniel Junior Hauschild / Divulgação


A Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, através do Setor de Trânsito, após consulta ao Conselho Municipal de Trânsito (Comtrante), informa que a partir do dia 4 de abril será implantando novo sistema de estacionamento rotativo em Teutônia. Do dia 21 de março ao dia 4 de abril serão realizadas ações de orientação aos motoristas, nos trechos onde será implantado o novo modelo.

O maior desafio era buscar uma alternativa para que o sistema de estacionamento rotativo funcionasse de forma efetiva nas ruas do comércio da cidade. Trata-se de uma demanda identificada durante o Gabinete no Comércio, projeto que consiste em visitas mensais do prefeito e da vice-prefeita, aos sábados, junto ao comércio, a fim de receber as principais demandas locais.

A alteração visa estruturar e regulamentar o sistema, para que ele funcione de forma efetiva e eficaz. A decisão foi tomada após debate entre os membros do Comtrante, conselho consultivo, composto de forma paritária entre representantes de entidades governamentais, representadas pelo executivo municipal, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual, e as entidades não governamentais, representadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFC), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia (CIC), Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas (Siticalte), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Paróquia Católica, Sínodo Vale do Taquari.

Como vai funcionar?

A partir do dia 4 de abril, no intervalo de segunda-feira à sábado, das 8h00 às 18h00, o estacionamento rotativo gratuito passará a ter a obrigatoriedade do pisca alerta ligado, com prazo máximo de permanência na vaga de até 30 minutos, somente no lado direito da via. No lado esquerdo o estacionamento permanece com o sistema atual, porém, com prazo máximo de permanência na vaga de até 3 horas.  

A implantação ocorrerá de forma gradativa nos locais onde foram identificados maior fluxo de veículos, e consequentemente, maior dificuldade de estacionamento. Com esta mudança, o cidadão que descumprir o novo sistema poderá ser autuado pela fiscalização de trânsito, seja de forma presencial ou através do sistema de videomonitoramento.

A equipe do Departamento de Trânsito já iniciou um roteiro de visitas, junto aos comerciantes dos trechos que serão alterados, para explicar como funcionará o novo modelo, a fim de esclarecer dúvidas e iniciar o processo de conscientização da população.

Implantação iniciará nos seguintes trechos:

Rua Capitão Schneider: trecho entre a Rua Dom Pedro II e Rua 31 de Março;

Rua Carlos Arnt: trecho entre a Rua Lucildo Schaeffer e Rua Evaldo Schaeffer;

Rua Major Bandeira: trecho entre a Rua Pedro Schneider e a Rua 7 de Setembro;

Rua 3 de Outubro: trecho entre a Rua Major Bandeira e a Rua Arthur Pilz.

- publicidade -