Com o avanço da cobertura vacinal e a consequente redução no número de casos severos de Covid-19, as entidades têm se sentido mais seguras para o retorno paulatino de eventos presenciais, e será justamente esse o caso das atividades que marcam o Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima terça-feira (8/3). Nesse sentido, mais de 25 municípios dos vales do Taquari e Caí programam ações para marcar a data. Serão encontros, palestras e atividades recreativas, que terão o objetivo de entreter, mas também de mobilizar as mulheres para questões relativas a gênero, acesso a políticas públicas e garantias de direitos.
Os eventos, organizados por entidades diversas, como a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), além de prefeituras, câmaras de vereadores e clubes de mães, entre outras, deverão reunir numeroso público, “sem esquecer as medidas de segurança no que diz respeito ao controle da pandemia, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social”, lembra a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira.
Elizangela lembra que os eventos terão o assunto “Pandemia e como ele afeta o modo de vida das mulheres rurais” como ponto de partida das discussões, considerando seus impactos no bem-estar emocional e na saúde, na sobrecarga relacionada à jornada diária, no cuidado nos afazeres e no acesso a oportunidades. “Também serão abordados temas como trabalho e renda, inclusão digital e violência intrafamiliar”, destaca a extensionista, que lembra ainda que todas essas questões são trabalhadas de forma continuada pela Instituição.
Um dos maiores encontros do Vale do Taquari ocorre em Anta Gorda, no Clube Carlos Gomes, no dia 8 de março, a partir das 13h30. Na ocasião haverá peça de teatro “Só para mulheres”, com o coletivo Menegazzo, além de palestra-show com o tema “Arte de viver bem”, entre outras atrações. No Vale do Caí, o município de Capela de Santana reunirá o público na Câmara de Vereadores, também no dia 8 de março, a partir das 14h. No local haverá palestra sobre “Protagonismo feminino”, comercialização de artesanato e distribuição de sementes de girassol.
Outros municípios, como Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Fazenda Vilanova, Feliz, Harmonia, Maratá, Muçum, Nova Bréscia, Poço das Antas, Progresso, Relvado, Roca Sales, São Sebastião do Caí, Travesseiro, Tupandi e Vale Real, entre outros, também programam atividades alusivas à data. Todas as informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar dos municípios envolvidos. Outras entidades, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, também se envolverão nas ações.