Encontro de Integração Interracial: uma manhã para rever conceitos

Atividade cultural foi idealizada por Irlanda Gomes, diretora do Grupo Face de Ébano, de Guaíba

1042
Grupo Face de Ébano promoveu desfile Interracial / Paloma Driemeyer Valandro / Divulgação

Cultura e reflexão resumem o 1º Encontro Estadual de Integração Interracial, realizado na manhã de sábado, dia 1º de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, no Centro de Westfália. A atividade, que teve o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), foi idealizada pela professora e diretora do Grupo Face de Ébano, de Guaíba, Irlanda Gomes.Atividade cultural foi idealizada por Irlanda Gomes, diretora do Grupo Face de Ébano, de Guaíba

Irlanda Gomes, diretora do Grupo Face de Ébano, foi a idealizadora da atividade / Paloma Driemeyer Valandro / Divulgação

Além de proporcionar momentos de reflexão e oportunidades para rever conceitos, a manhã de estudos contou com apresentações artísticas, promovidas pelo Grupo Face de Ébano (Guaíba), Pérola Negra (Arvorezinha) e Westfälische Tanzgruppe (Westfália). Estudantes do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental também participaram da atividade cultural, assim como autoridades westfalianas.

Para a idealizadora do 1º Encontro Estadual de Integração Interracial, Irlanda Gomes, a atividade é a realização de um sonho. “Realizar este projeto me torna completa. Sempre quis levar este tipo de debate para a escola. E Westfália abriu as portas para a realização desse sonho. Para mim, isso significa dizer que aqui não temos preconceito. Muito pelo contrário: todos são iguais”, enalteceu a professora e diretora do Grupo Face de Ébano.
A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Westfália, Elisangela Schneider Wiethölter, agradeceu pelo grupo ter escolhido Westfália para a realização da primeira edição do encontro. “Promover o debate é sempre fundamental, ainda mais quando se trata de conhecer mais sobre outras culturas e tradições.

Crianças ainda fizeram homenagem a Vinícius de Moraes / Paloma Driemeyer Valandro / Divulgação

O conhecimento é primordial, não respeitamos o que não conhecemos. Ficamos muito contentes por terem escolhido Westfália para realizarem este trabalho, para que juntos possamos realizar esta reflexão”, frisou a secretária, parabenizando Irlanda Gomes pela iniciativa na realização do 1º Encontro Estadual de Integração Interracial.

O presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Jucimar Oneide Docena, também elogiou a comissão organizadora pela iniciativa em promover a manhã de estudos. “É um tema importante de ser debatido, para rever conceitos e fazer com que todos reflitam mais sobre o assunto. No Brasil, temos diversas culturas, cada uma tem suas características, e o preconceito jamais deve existir”, salientou Docena.

Para a vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave, o Brasil possui uma grande riqueza de culturas. Conforme ela, sempre é tempo de conhecer novas tradições. “Precisamos sentir orgulho do que somos e de onde viemos. Acredito que essa manhã de estudos prova que todos são orgulhosos de suas origens, pois trabalham para manter vivas suas tradições. No Brasil, há uma grande riqueza de culturas. E valorizar isso precisa partir de nós. Este encontro tem esse objetivo”, destacou Evanete, reforçando a importância do evento para disseminar a cultura.

Após os pronunciamentos, vários foram os atrativos durante a manhã: palestra “Aspectos da Formação Étnica-Cultural no Desenvolvimento do Vale do Taquari”, com o professor Lucildo Ahlert; reflexão sobre “A Importância da Integração Interracial na Infância”, com o professor Paulo Renato Costa; contação da história “O Amigo do Rei”, de Ruth Rocha, com a professora e neuropsicopedagoga Isaura Barbieri; painel “Personalidades Negras do Brasil”, um estudo dos alunos da EMEF Vila Schmidt; desfile Interracial, com participação do Grupo Face de Ébano e Westfälische Tanzgruppe; apresentação de danças dos grupos participantes do encontro; encenação de poesia; homenagem a Vinícius de Moraes; e, por fim, uma saudação em Iorubá.

Evento também reuniu estudantes do 8º e 9º Ano / Crédito da foto: Paloma Driemeyer Valandro / Divulgação

No final da manhã, a idealizadora do 1º Encontro Estadual de Integração Interracial, Irlanda Gomes, ainda prestou homenagens a pessoas que tiveram importante contribuição para a realização da manhã de estudos.

- publicidade -