Expedição Avicultura 2017 visita estados que produzem 84% do frango brasileiro

Em sua quarta edição, projeto técnico-jornalístico amplia o roteiro e visita, além da região Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Projeto chega a Teutônia na sexta-feira (28/07)

763
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

A Expedição Avicultura 2017 vai a campo para fazer um novo diagnóstico da cadeia produtiva do frango no Brasil. Com visitas a granjas, indústrias, terminais de distribuição e portos, a equipe do projeto técnico-jornalístico pretende debater com todos os atores do agronegócio o desenvolvimento do setor, no campo e na cidade. Na quarta edição do projeto, além da região Sul, responsável pelo maior volume de abate e exportação da proteína, os roteiros contemplam os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os seis estados contemplados no roteiro respondem por mais de 84% da produção de carne de frango brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2016.

O percentual equivale a 11,1 milhões de toneladas, das 13,2 mi t da proteína produzidas em todo o país ao longo do ano passado. Os números também impressionam quando o assunto é exportação. Somente os três maiores produtores, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, embarcaram mais de 3,2 mi t de frango em 2016 – quase 75% do total nacional, que alcançou 4,3 mi t.

A ideia do projeto é discutir distribuição de renda e desenvolvimento econômico dentro e fora da porteira, debatendo abastecimento, segurança alimentar, consumo, gourmetização e agroeconomia”, destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

Roteiro

As primeiras incursões em campo serão no Paraná, com visitas previstas às regiões de Jaguariaíva, Joaquim Távora, Maringá, Palotina, Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco. Ainda em julho a equipe de técnicos e jornalistas percorre o Oeste catarinense e acompanha a produção e industrialização do frango em Chapecó e Concórdia. O roteiro por Santa Catarina termina com visitas em Lauro Muller, na capital do estado, Florianópolis, e no porto de Itajaí. Para concluir os trabalhos pelo Sul do Brasil, a Expedição Avicultura passa pelas cidades gaúchas de Tapejara, Farroupilha, Teutonia, Salvador do Sul e Porto Alegre. Em agosto, a equipe segue para a segunda fase do roteiro, que contempla São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

- publicidade -