Na terça-feira (25/07) foi comemorado o Dia do Agricultor e Motorista e os produtores rurais foram homenageados pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Realizada em uma comunidade diferente a cada ano, a tradicional Festa do Agricultor ocorreu na linha Araújo e Souza neste ano e contou com uma novidade, a premiação em dinheiro a cinco produtores do município.
O evento iniciou com missa e seguiu com a entrega do prêmio Produtor Rural do Ano. O secretário Arnaldo Seganfredo explica por que a entrega de troféus foi substituída. “Foi uma solicitação dos conselheiros do Desenvolvimento Rural, que anualmente indicam representantes de suas comunidades a serem agraciados. Troféus foram entregues nos últimos seis anos e passou a haver uma dificuldade para diversificar a indicação de produtores”, afirma o secretário.
Conforme lei aprovada pelo Legislativo, a partir de agora, cada uma das 19 comunidades elege seu representante e cinco deles são sorteados para receber 200 URM (Unidade de Referência Municipal) cada, o que corresponde, neste ano, ao valor de R$ 806,00, a serem utilizados para a aquisição de insumos nas casas agrícolas do município.
Os produtores rurais sorteados foram: Christian De Villa, da linha Marcílio Dias; Márcio Valiati, de São José de Costa Real; Aldo Lazzari, de Marcorama; Marcos Cortese, da Garibaldina; e Adriano Colassiol, da Linha Camargo.
A importância da presença das mulheres nas propriedades e a permanência do jovem no campo foram destacadas pelo prefeito Antonio Cettolin, em seu pronunciamento. “Valorizamos muito o trabalho do setor primário, nossos agricultores nos dão ainda mais orgulho de viver aqui”, afirmou.
Aproximadamente, 500 pessoas participaram do almoço de confraternização no salão da comunidade, encerrando o evento.
Produtores indicados de cada comunidade:
– Linha Araújo e Souza: Juacir e Elisiane Pilatti Lazzari
– Borghetto: Augusto Trombini
– Garibaldina: Marcos Cortese
– Linha Baú: Rafael Milani
– Linha Camargo: Adriano e Catiane Gnoatto Collassiol
– Linha Marcílio Dias: Christian De Villa
– Linha Presidente Soares: Delfino Pasini
– Marcorama: Aldo e Adriana Barili Lazzari
– Santo Alexandre: Valdir e Gelci Zeni Pradella
– Santo Antônio do Araripe: Moralis Sotilli
– São Gabriel: Nelso e Marelice Cettolin Lazzari
– São Gotardo: Albano e Teresa Agostini Lussani
– São Jorge: Neival Guarnieri e Anadir Bresciani Guarnieri
– São José de Costa Real: Márcio e Daiane Sartori Valiati
– São Luiz do Araripe: Tranquilo Debiasi
– São Miguel: Sandro Chesini Romio
– São Pantaleão: Arduino e Clementina Agostini Locatelli
– São Roque: Claudio Senter