Equipe de imunizações da Secretaria de Saúde visita Lar de Idosos Porto Seguro

O intuito foi de orientar e dar encaminhamento da vacina Pneumocócica 23, vacina especial para os pacientes que moram em instituições fechadas

849

A Prefeitura de Paverama, através da Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu o trabalho de imunização no Lar de Idosos Porto Seguro, na sexta-feira (21/07). O intuito foi de orientar e dar encaminhamento da vacina Pneumocócica 23, vacina especial para os pacientes que moram em instituições fechadas. “Idosos devem procurar unidades de saúde com documento de identificação para ter acesso a vacinas. É importante buscarem imunização” destacou o enfermeiro Jackson Keil.

No Sistema Único de Saúde (SUS), três tipos de vacina estão disponíveis para as pessoas a partir dos 60 anos de idade: hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano) e febre amarela (apenas para idosos que estejam morando ou passando por áreas com recomendação de vacina).

Na oportunidade Keil protocolou junto ao proprietário da instituição, Fabiano Brandão, o pedido de solicitação de vacina especial para os pacientes internados. Para os “não internados” o Posto de Saúde do Centro disponibiliza a vacinação de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Para se vacinar é preciso levar um documento que comprove a idade. Caso o idoso possua carteira de vacinação e comprovantes dos anos anteriores, é importante levar para registrar as imunizações e manter os dados atualizados. Na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é possível encontrar mais informações sobre saúde e fazer um registro das vacinações.

- publicidade -