Campanha de doação de sangue acontece no dia 08 de agosto

639
Uma doação pode salvar até quatro vidas/Crédito da foto: Thais Cristina Formentini/Divulgação
No mês de agosto, a Campanha de Doação de Sangue, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa, acontece no dia 0/08. A saída está programada para as às 13h, em frente ao Centro de Saúde e o transporte ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul é ofertado gratuitamente pela Administração Municipal. Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira (04/08) através do 3461-8903 e 3461-8904.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam ter o consentimento dos responsáveis. Além disso, é necessário ter peso igual ou superior à 50kg, não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; não ter contraído Sífilis, Hepatite (depois dos 10 anos), doença de Chagas ou AIDS. Bebida alcoólica não pode ser ingerida nas doze horas que antecedem a doação e é proibido fumar duas horas antes. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing nos últimos doze meses também estão impedidas de doar.

Em cada doação são coletados de 430ml à 470ml de sangue, quantidade que pode salvar até quatro vidas. Dúvidas quanto a utilização de medicamentos podem ser esclarecidas através do 3461-8900, na Secretaria Municipal da Saúde.

- publicidade -