Eleitores podem votar pela internet e SMS na Consulta Popular

1034
São três formas de votar, uma delas pela internet/Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

É nesta semana, nos dias 1, 2 e 3, que os eleitores gaúchos têm um papel fundamental para a decisão do direcionamento do orçamento estadual para 2018. É a Consulta Popular, cuja votação, neste ano, pode ser feita pela internet ou via mensagem de texto (SMS).

Para votar é preciso ter o número do título de eleitor. O voto pode ser feito pelas seguintes maneiras:

– On-line, pelo site da Consulta Popular: vota.rs.gov.br

– por SMS (mensagem de texto) para o número 29000, com a mensagem: RSVOTO#nº do título de eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#3

As três demandas mais votadas da região receberão R$ 1,5 milhão, a ser dividido entre os 33 municípios que integram o Corede Serra. O projeto que tiver mais votos receberá 50% do valor, a 2ª demanda 30% do total e o 3º projeto mais votado receberá 20% do orçamento.

As demandas elencadas para a região, nas quais os eleitores inscritos em Garibaldi podem votar estão disponíveis no site vota.rs.gov.br/ballot/Garibaldi. O projeto indicado para que os garibaldenses votem é o 3, “Apoio aos hospitais de alta complexidade e os microrregionais”, que pode direcionar recursos ao Hospital Beneficente São Pedro. Para que Garibaldi se habilite a receber, é necessário a participação de 5% dos eleitores, ou seja, cerca de 1.300 votos.

O secretário municipal da Administração e Fazenda, Antonio Fachinelli, ressalta a importância do empenho da comunidade em participar da votação, para possibilitar a vinda de recursos e, principalmente, estimular a cultura da participação.

- publicidade -