Asfalto começa a ficar pronto na RS-129

Previsão é de que até o final da próxima semana todos os 1,1 mil metros da primeira etapa da pavimentação estejam concluídos, faltando apenas os acabamentos

1661
O asfalto, na sua última camada, começa a ganhar espaço no trecho de 1,1 metros da primeira etapa da obra/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Entre as muitas máquinas que circularam com mais frequência e passaram a fazer parte do cenário de Arroio do Ouro nos últimos 50 dias, as que agora estão operando no local eram as mais aguardadas. São aquelas que, na tarde desta terça-feira (01/08), trabalhavam no asfalto em sua última camada. A expectativa é de que em pouco mais de 48 horas os primeiros 600 ou até 800 metros estejam asfaltados. Até o final da próxima semana, com até 20 dias de antecedência no prazo final estipulado, todo o trecho de 1,1 mil metros também esteja asfaltado, restando apenas os acabamentos como pintura e outras adequações.

O cenário de acesso a Arroio do Ouro já é outro. Carros trafegam pelo local com facilidade muito maior que em todos os anos anteriores, mesmo que ainda sobre o trecho “imprimado”: uma espécie de película que tem por objetivo aumentar a coesão da superfície, impermeabilizar e aumentar a aderência com a camada superior, o asfalto.

De acordo com Raimundo Alexandre de Oliveira, mestre de obras da Conpasul e responsável pelos serviços no local, o trabalho mais pesado e demorado já passou. “A terraplanagem já foi toda realizada, isso que tivemos que fazer algumas adequações no sistema de drenagem, pois rochas maiores estavam pelo caminho e precisaram ser detonadas”, detalha. “Restam ainda uns 200 metros que precisam receber a chamada sub-base, formada por brita graduada. É aquela posteriormente recebe a imprimação, e então o asfalto”, explica Oliveira. “Se o tempo continuar colaborando, esperamos que até o final da próxima semana todo o trecho esteja asfaltado, restando apenas os acabamentos.”

- publicidade -