Varal Poético é lançado próximo à Escola Dante Grossi

888
Varal foi inagurado próximo à escola Dante Grossi/Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

A comunidade garibaldense conta com uma nova fonte de acesso à leitura, a partir desta terça-feira, dia 15. Foi lançado na Av. Independência, nas proximidades da EEEM Dante Grossi, o projeto Varal Poético, que dispõe poesias nas paradas de ônibus, para a leitura de quem aguarda o transporte no local.

A ação foi uma ideia do estudante Léo Antônio Suzano Machado, quando foi Vereador por um Dia em outubro do ano passado. Hoje estudante de Medicina em Pelotas, o ex-aluno do Dante Grossi não pode estar presente no lançamento do projeto, ocorrido na escola. A mãe, Luciana Machado, representou o filho no evento, recebendo o certificado de participação da Câmara de Vereadores e um vale-livro em reconhecimento pela ideia.

O prefeito Antonio Cettolin destacou o envolvimento da escola e a valorização ao projeto. “Em apenas um dia como vereador, o Léo propôs um projeto que terá visibilidade em todo o município. Aproveitem oportunidades como essa”, afirmou aos estudantes que acompanharam o evento.

A secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, reforçou que a SMEd está sempre disponível para receber indicações de ações de toda a comunidade, para tornar o projeto “Garibaldi: município leitor” cada vez maior. “O poder da leitura é transformador na vida das pessoas”, enalteceu.

A diretora da escola, Sandra Marisutti, declarou estar feliz por concretizar a ideia, que poderá envolver todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Uma turma de alunos ficará encarregada de repor o conteúdo do varal a cada mês e os estudantes podem criar seus próprios textos ou reproduzir obras.

Alunos serão responsáveis pelos poemas/Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

A primeira turma de alunos responsável pelos poemas é a do 2o ano do Ensino Médio, que acompanhou o lançamento do varal na parada de ônibus da avenida, além de um pequeno varal dentro da própria escola. Segundo a secretária Simone Chies, a ideia é expandir a ação para outros pontos do município.

O Varal Poético integra o projeto “Garibaldi: município leitor”, da Secretaria Municipal de Educação, que realiza diferentes ações de estímulo à leitura em escolas, empresas e na comunidade.

- publicidade -