Governo do Estado altera faixa etária de vacinação contra o HPV

1037
As vacinas contra o HPV estão sendo disponibilizadas gradualmente pelo Ministério da Saúde - Crédito: Divulgação

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra o papiloma vírus humano – HPV, o Governo do Estado anunciou a ampliação da faixa etária na vacinação. Antes, a imunização era realizada em meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e, agora, as vacinas são destinadas para meninas com idades entre 9 e 26 anos e meninos na faixa etária de 11 a 26 anos.

A vacina contra o HPV está sendo disponibilizada na Semana de Vacinação do Adolescente, que acontece até a próxima sexta-feira, 25. Em Carlos Barbosa, neste período, além do Centro de Saúde, a imunização também poderá ser realizada nas Unidades de Saúde do Interior, localizadas em Arcoverde, Santo Antônio de Castro e Santa Luíza, das 7h45 às 11h45 e das 12h45 às 16h45.

Na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde, a campanha acontece no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h15, onde as vacinas também são disponibilizadas durante todo o ano.

A Secretária da Saúde, Letícia Lusani, destaca que para que os jovens fiquem protegidos contra quatro tipos comuns do vírus é necessário que tomem duas doses da vacina, com um intervalo de seis meses entre elas.

Além da imunização contra o HPV, durante a Semana de Vacinação do Adolescente também estão sendo realizadas, para jovens com idades entre 10 e 19 anos, as seguintes vacinas: Hepatite B, Adsorvida Difteria e Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Meningo C. Para todas as imunizações é necessário apresentar a Carteira de Vacinação.

- publicidade -