Projeto “Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade” chega em Estrela

Artistas vencedores do 3° Prêmio Empreendedor Cultural 2017 farão roteiro de oficinas, passeios e apresentações no município

1050
Artistas dividirão experiências de muitas maneiras

Inicia na próxima terça-feira (21/11) a passagem da CIA Palma – arte de rua – por Estrela, com o projeto “Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade”, vencedor do 3° Prêmio Empreendedor Cultural 2017. As artistas Isandria Fermiano e Renata Nascimento, que estão a caminho de bicicleta, ficarão uma semana no município, um dos sete do Estado escolhidos para integrar o roteiro. Nestes dias, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e escolas locais, desenvolverão o foco do trabalho que se divide em três ações: espetáculos em espaço público, feira de sementes e oficinas de teatro e circo.

No total, a viagem das artistas de Esteio totalizará 288 quilômetros e 49 dias na estrada sobre bicicletas, com passagem por sete municípios. O translado iniciou dia 30 pela cidade natal, já passou por Ivoti, São Sebastião do Caí, Montenegro e agora chegará a Estrela. Seguirá depois por Taquari, Triunfo e depois a dupla voltará a Esteio. Segundo as idealizadoras, o “Pé de Vela – arte e sustentabilidade” é um projeto que busca compartilhar experiências artísticas e proporcionar espaços de convívio e de diálogo sobre qualidade de vida com simplicidade. Este projeto é fruto da vivência das artistas com exemplos de arte de rua, a viagem de bicicleta e o diálogo com as dinâmicas do sistema agroflorestal. Em momentos distintos, as artistas experimentaram estas vivências e agora, através do Prêmio Empreendedor Cultural, resolveram dividi-las nesta viagem que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos dias.

Em Estrela, serão cinco as atividades. Oficinas de Malabarismo, dias 21 e 22, nas Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros e Colégio Santo Antônio, respectivamente, a partir das 14h. Espetáculos de teatro dias 23 e 24, com respectivas apresentações no Colégio Martin Luther e na EEEB Vidal, a partir das 9h. No sábado (25), será realizada a Feira da Troca de Sementes, na Feira do Produtor de Estrela; e o Passeio de Bicicleta, aberto a pessoas da comunidade. No domingo, (26), o Espetáculo de Teatro no Parque Princesa do Vale (ver roteiro completo abaixo).  Mais informações na Secultur pelo telefone 3981-1122.

Saiba Mais

A dupla fica uma semana em cada cidade, realizando diversas atividades, como um espetáculo de rua, oficinas de malabarismo e teatro, além de passeios ciclísticos com a comunidade local. Elas também levam na bagagem sementes crioulas para trocar em feiras, como forma de incentivar uma alimentação saudável, “semeando qualidade de vida com simplicidade”, como destacam elas.

No espetáculo de rua, intitulado “Pé de Vela”, Isandria e Renata apresentam as peripécias de duas viajantes de bicicleta que carregam na bagagem malabares, sacolas recicladas, vasos de plantas e muito bom humor para enfrentar as intempéries das estradas. A trilha sonora é dos músicos Carina Levitan e Guilherme Ceron. Pensando em reduzir o impacto no meio ambiente, os artistas percorrem o roteiro de apresentações pelos sete municípios de abrangência do projeto de bicicleta. “Deslocar-se de uma cidade para outra de bicicleta é uma forma de chamar atenção dos moradores para o uso da bicicleta para melhorarmos a mobilidade urbana”, destacam.

De acordo com a dupla, a feira de sementes serve para incentivar a criação de bancos de sementes crioulas pelos locais em que passam. Assim serão distribuídas sementes que são adquiridas em fazendas orgânicas.

As oficinas de teatro serão desenvolvidas através de improvisações, cenas relacionadas à temática da sustentabilidade. Na oficina de malabarismo, serão construídos os objetos incentivando o fazer artesanal destes elementos. E através de exercícios específicos do malabarismo, desenvolver a consciência de ritmo, o equilíbrio e a coordenação motora do aluno. A estadia por até sete dias no município de atuação busca tomar conhecimento de um pouco mais do cotidiano e especificidades locais. A partir disso, trabalhar este conhecimento dentro das oficinas e nas improvisações das apresentações.

Cronograma em Estrela

Oficina de Malabarismo

Data: 21/11 (terça-feira)

Local: Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros

Horário: 14h

Para alunos a partir de 12 anos

Oficina de Malabarismo

Data: 22/11 (quarta-feira)

Local: Colégio Santo Antônio

Endereço: Rua Tiradentes / 353, Centro

Datas: 22 (quarta-feira) de novembro 2017

Horário: 9h

Para alunos a partir de 12 anos

Apresentação de Teatro

Data: 23/11 (quinta-feira)

Local: Colégio Martin Luther

Horário: 9h

Para alunos a partir de 12 anos

Apresentação de Teatro

Data: 24/11 (sexta-feira)

Local: Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros

Horário: 9h

Para alunos a partir de 12 anos

Feira de Troca de Sementes

Data: 25/11 (sábado)

Local: Feira do Agricultor / Praça Henrique Roolaart

Horário: 10h

Passeio de Bicicleta

Data: 25/11 (Sábado)

Local de Saída: Parque Princesa do Vale

Local de chegada: Parque Princesa do Vale

Horário: 17h

Trajeto (até 3km):

Trajeto será mapeado pela Cia Palma durante os dois primeiros dias na cidade. Particpação liberada e entrada franca

Espetáculo de Teatro

Data: 26/11 (Domingo)

Local: Parque Princesa do Vale / Ginásio do Colégio Santo Antônio em caso de chuva

Horário: 18h

Local em caso de chuva: Ginásio do Colégio Santo Antônio

- publicidade -