Formada primeira turma de alemão em parceria com a prefeitura de Teutônia e Goethe-Institut

824
Durante duas semanas, alunos conheceram mais sobre a língua e a cultura alemã

A primeira turma de um curso de alemão, promovido em parceria entre a Prefeitura Municipal de Teutônia e o Goethe-Institut, foi formada nesta quinta-feira (18/01) à noite, em solenidade na Câmara de Vereadores. Durante duas semanas, 21 alunos da rede municipal, do 5º ao 8º ano, de diferentes escolas, participaram das aulas, que ocorreram na Escola Municipal Professor Alfredo Schneider. Ontem, eles receberam os certificados.

A aluna Jenifer Eloiza Konrad, de 13 anos, que estuda no 8º ano na Escola Alfredo Schneider, aproveitou a oportunidade. Ela diz que seu maior sonho é poder morar e estudar na Alemanha e que, apesar de saber o básico, precisava mais. “Queria aprender alemão também para poder me comunicar com os mais velhos, saber responder quando algo é perguntando. Saber ler, entender e falar”, comentou.

Já Sandra, mãe de Gustavo e Henrique Reis Klein, que participaram do curso, agradeceu a Administração pela capacitação. Ela salientou que, ao aprender e valorizar a língua alemã, os jovens passarão adiante a cultura que faz parte da vida do povo daqui. “Fiquei feliz pela parceria entre o Instituto Goethe e a Secretaria de Educação. Esta união possibilitou um começo no ensino desta turma que, a partir deste curso, terá uma maior curiosidade e interesse pela língua germânica, pelo país do qual vieram seus antepassados e pela preservação dos dialetos falados por seus pais e avós”, observou.

Na solenidade, o prefeito, Jonatan Brönstrup, destacou que foram entregues crianças ainda mais preparadas para o futuro. Para Brönstrup, aprender uma língua estrangeira é estar apto para vencer desafios num mundo cada vez mais globalizado, onde as condições históricas fazem entender que é preciso adaptar-se. “A Alemanha, que parecia estar longe, hoje está aqui. O alemão abre portas, a língua estrangeira nos possibilita avançar, mas, acima de tudo, aprender faz com que alcancemos cada vez mais nossos objetivos”, enfatizou.

A professora Angelita Lohmann, representante do Goethe-Institut ministrou as aulas. Ela lembra que o curso focou a língua e a cultura, ensinando o alemão padrão. Conforme a professora, hoje a maioria dos jovens conhecem apenas o dialeto falado em Teutônia, mas não falam o alemão. “Saber a língua é muito importante para o futuro, já que a Alemanha é um país de grandes possibilidades”, reforçou Angelita.

- publicidade -