Neurociência na educação é tema de palestra na cerimônia de abertura do Ano Letivo 2018

912
Cerimônia e palestra foram realizadas no Teatro Univates/Crédito da foto: Layana Schnack/Divulgação

A Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (SED), realizou nesta quinta-feira (15/02) a cerimônia de Abertura Oficial do Ano Letivo 2018 das escolas municipais de Lajeado. No Teatro da Univates, o evento contou com a presença de cerca de 1.200 profissionais da rede municipal de ensino, além de autoridades. A palestra de formação da manhã foi sobre o tema neurociência na educação, com a participação da professora Leonor Bezerra Guerra. “É muito importante conseguirmos reunir os nossos professores e profissionais de educação em um único lugar, como hoje. O poder de transformar a nossa sociedade está aqui neste auditório”, afirmou o prefeito Marcelo Caumo.

Participaram da solenidade o prefeito, Marcelo Caumo; a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, a secretária da Educação, Vera Lucia Plein; o presidente da Câmara de Vereadores, Éder Spohr; o Juiz de Direito da Vara de Família, Infância e Juventude de Lajeado e diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson; o promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach; o vice-reitor e Pró-Reitor de Ensino da Univates, Carlos Candido da Silva Cyrne; a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional da Educação, Greicy Weschenfelder; e a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado, Mara Goergen.

Segundo a secretária Vera Plein, o ano de 2018 será orientado pelo projeto “Educar, Aprender e Evoluir”, com uma proposta de formação continuada ao longo do ano. “Nesse ano letivo que se inicia, professores, alunos, comunidades escolares renovam suas expectativas: emoções, aprendizagens e necessidades. É momento de nos unirmos para iniciarmos mais uma jornada de trabalho e dedicação.”

O ano letivo no município iniciou no dia 5 de fevereiro nas escolas de educação infantil e iniciará no dia 19 de fevereiro nas escolas de Ensino Fundamental. O município de Lajeado atende cerca de 9 mil alunos distribuídos em 23 Escolas de Educação Infantil, 18 Escolas de Ensino Fundamental e 6 Projetos Vida.

A neurociência na educação

A solenidade contou com a participação da palestrante Leonor Bezerra Guerra, coordenadora do Programa de Extensão NeuroEduca e médica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Neuropsicologia pela Universidade FUMEC (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (1991) e doutorado em Biologia Celular pela UFMG (1996), apresentando o tema “Cérebro e aprendizagem: um diálogo entre neurociência e educação”. Com o objetivo de trazer a reflexão a respeito das estratégias de aprendizagem utilizada pelos professores, Leonor palestrou sobre as bases neurobiológicas da aprendizagem, a memória, a atenção e a neuroplasticidade na educação.

Segundo a professora, a escolha do tema neurociência é uma tendência de estudos em todo o mundo de fazer com que várias áreas do conhecimento passem a contribuir em conjunto para a solução de problemas. “Todo mundo aprende. E só aprende quem compreende. Quanto mais sentidos (visão, audição, paladar, tato, olfato, experiência, etc.) do aluno conseguirmos incentivar com a aprendizagem, mais neurônios serão mobilizados e mais significativa será a aprendizagem. Por isso, quanto mais práticas, vivências e visitas o professor conseguir oferecer, melhor será o aprendizado do aluno”, explicou Leonor.

- publicidade -