Ações com crianças marcam Dia Mundial da Água em Estrela

634
Recolhimento de lixo foi uma das ações realizadas pelas crianças

Alunos do Projeto Navegar participaram de atividades promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Estrela, por meio da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou atividades com crianças do Projeto Navegar nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água. A coordenadora da Sala Verde, bióloga Regiane Mallmann, e as educadoras ambientais Erotildes Sulzbach e Maria Laíre de Ávila fizeram uma roda de conversa com as crianças no Parque Municipal da Lagoa e na Escadaria do Rio Taquari. O objetivo foi conscientizá-las sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da adoção de atitudes ambientalmente corretas para evitar o desperdício e melhorar a qualidade da água.

Na ocasião foi destacada a importância do Rio Taquari, que banha Estrela e faz parte da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. A bacia abrange 120 municípios, beneficiando uma população de 1,3 milhão de pessoas. Outro aspecto destacado pelas educadoras foi em relação ao lixo. As crianças que participaram da ação também fizeram a limpeza nas áreas próximas ao parque e à escadaria. Praticantes da canoagem, com aulas duas vezes por semana, elas chamaram atenção para a quantidade de lixo que encontram nas margens do rio.

“Apesar de nossa região ainda ter disponibilidade de recursos hídricos, é necessário que todos contribuam com atitudes ambientalmente corretas para minimizar o desperdício e melhorar a qualidade da água”, alerta Regiane Mallmann. Para isto, segundo ela, é preciso sensibilizar a comunidade a respeito do uso correto da água, inserindo no cotidiano ações que visem a preservação e sua reutilização.

- publicidade -