Alemães retribuem visita a estrelenses

717
Alemães, com prefeito Rafael Mallmann, autoridades e também estrelenses que estão dando apoio à visita

Um grupo de dez turistas alemães – três casais e quatro senhoras – está em Estrela desde sábado (24/03). Naturais da comunidade de Marlesreuth, pertencente à cidade de Naila, da região da Baviera alemã, os turistas estão retribuindo as várias visitas realizadas pelos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e outros estrelenses. Entre as tantas atividades já realizadas e ainda programadas para os próximos dias, o grupo esteve na manhã desta terça-feira (27), na prefeitura.

Presentes foram dados e recebidos pelos alemães

Conduzidos pelo Instrutor do Grupo de Danças Folclóricas, Andreas Hamester, e por alguns casais estrelenses que estão dando pouso e acompanhando os mesmos nos diversos roteiros realizados, os visitantes foram recepcionados na sede do Executivo, pelo prefeito Rafael Mallmann, e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Braun. No Salão Nobre, falaram um pouco das características e história da comunidade de Marlesreuth, que foi mencionada oficialmente pela primeira vez, segundo registros locais, em 1362. A comunidade já foi bem maior, independente, e desde a desativação de uma importante linha férrea, em 1994, viu a população diminui. Hoje tem pouco mais de 600 habitantes e desde 1978 está incorporada à cidade de Naila, que conforme o censo de 2015 conta com pouco mais de 7,5 mil habitantes.

Ao prefeito, disseram ter visto muitas semelhanças entre as cidades e os habitantes locais e se mostraram encantados com a receptividade, alegria e carinho dos estrelenses, algo que lhes marcou muito, inclusive quando da visita dos gaúchos. Entre as curiosidades, perguntaram sobre a divisão da economia estrelense, da história e do funcionamento público e as festas, como o Chucrute e o Natal. Ficaram impressionados com alguns números, como os que envolvem a educação e a agricultura.

Aos presentes realizaram a apresentação de uma música tradicional da comunidade e ao prefeito Mallmann entregaram presentes, entre eles a bandeira da comunidade, um livro que conta a história local, e no qual inclusive aparecem registros fotográficos das visitas dos estrelenses a Marlesreuth. Também um caneco de chope, feito especialmente para marcar a viagem. Em contrapartida, receberam presentes de Estrela, com produtos típicos locais, como cerveja, licores e bolachas. Os visitantes ficaram emocionados quando, na saída da prefeitura, viram a bandeira da comunidade já hasteada na fachada e não esconderam o desejo de tornar a rota Estrela x Marlesreuth/Naila algo ainda mais constante e oficial.

Grupo, com reforço de algumas vozes brasileiras, apresentou canção tradicional
- publicidade -