A próxima sexta-feira, dia 18, é dia de reforçar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além deste público, o Programa de Vigilância da Violência (PVV) da Secretaria Municipal da Saúde de Garibaldi orienta vítimas de qualquer tipo de violência e de todas as idades.
Em casos de violência sexual, a primeira medida a ser tomada pela vítima é buscar atendimento de saúde. Há cerca de dois anos, o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) conta com o Pravivis – Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, onde enfermeiros, médicos e psicólogos são capacitados para atender a esses casos.
“Por questão de saúde e segurança, a fim de prevenir gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, o primeiro passo é procurar o hospital ou posto de saúde”, explica Rose Foppa, coordenadora do PVV. “Na recepção, a vítima não precisa dar mais detalhes do ocorrido, apenas solicitar atendimento do Pravivis. E o ideal é que não tome banho antes disso, para a coleta de provas periciais”, orienta a enfermeira.
É considerada exploração sexual a exposição de menores de idade a conteúdo pornográfico ou a situações que não têm maturidade para compreender, além do ato sexual com menores de 14 anos, mesmo com consentimento, configurado como estupro de vulnerável.
Os familiares devem prestar atenção a qualquer mudança de comportamento, especialmente nas crianças e jovens. “Não importa quando a violência ocorreu, a vítima deve procurar atendimento no Pravivis”, reforça Rose.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8124.
PVV
O PVV recebe notificações de todos os casos de violência ocorridos em Garibaldi e integra a Rede de Vigilância da Violência, formada ainda pelo setor de Saúde Mental, HBSP, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Promotoria e Brigada Militar. O grupo se reúne mensalmente para avaliar os casos e articular as ações necessárias.
Faça Bonito
Para chamar a atenção da comunidade à causa do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, realiza a 5a Caminhada Faça Bonito.
Neste sábado, dia 19, entidades e a comunidade em geral são convidadas a participar da ação, com saída marcada para as 8h30, do Conselho Tutelar (Praça da Martini e Rossi). O grupo percorrerá a avenida Independência, ruas Buarque de Macedo, Júlio de Castilhos e Dante Grossi, em direção à escadaria da Igreja Matriz São Pedro.


