Processo da Schmutzige Hände volta para Comarca de Teutônia

Neste momento, Tribunal de Justiça descarta participação do prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB)

3238
Prefeito Jonatan Brönstrup confia na rápida apuração dos fatos

Nesta terça-feira (22/05), a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ/RS) decidiu acolher o parecer da Procuradoria dos Prefeitos e já determinou que o processo investigatório (autos judiciais) da Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas) retorne para a Comarca de Teutônia – 2ª Vara Judicial, por entenderem que não há elementos que indiquem a participação do prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) nos casos de corrupção na Prefeitura de Teutônia, apontados pela investigação.

A confirmação de que o processo retornará para a Comarca de Teutônia está no acompanhamento processual junto ao site do TJ/RS. Os desembargadores Aristides Pedroso Albuquerque Neto (relator titular licenciado) e Rogério Gesta Leal (presidente em exercício) decidiram acolheram o parecer ministerial e declinaram a competência do processo.

O retorno da investigação para a Comarca de Teutônia também foi confirmada pelo Ministério Público – Promotoria de Justiça de Teutônia – na manhã desta quarta-feira (23/05). É possível que o conteúdo chegue ao Fórum local ainda nesta semana.

Prefeito: “atenção às pessoas”

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, reforçou o compromisso em prestar todos os esclarecimentos para o Poder Judiciário, para rápida elucidação dos fatos e reforça a confiança no processamento e julgamento dos fatos na medida em que a verdade vem à tona. “É momento de deixar as animosidades ou frustrações políticas, que apenas diminuem o Município de Teutônia, para continuar a atenção à execução de um projeto de governo voltado às pessoas”, encerra a nota emitida ainda na segunda-feira, quando o parecer da Procuradoria dos Prefeitos era favorável ao retorno para a origem.

Juíza decidiu enviar autos judiciais

No dia 26 de abril, a juíza da 2ª Vara de Teutônia, Patrícia Stelmar Netto, acolheu pedido do Ministério Público para que os autos judiciais fossem enviados à 4ª Câmara Criminal do TJ/RS por entenderem que havia “elementos indicativos, a priori, da participação do chefe do Executivo”.

Todavia, no dia 22 de maio – menos de um mês depois, o TJ já se manifestou que neste momento não há possibilidade de indicar a participação direta ou indireta do prefeito nos casos de corrupção apontados.

Investigação continua em Teutônia

Mesmo com o caso remetido ao TJ, a investigação teve continuidade no Ministério Público de Teutônia, que acredita ser possível em breve, sem estimar prazo ou data, concluir as investigações e formalizar as denúncias.

Os autos judiciais da Investigação Schmutzige Hände já têm 14 volumes, cada um com 200 folhas, totalizando mais de 2.800 páginas.

Leia também:

  1. Comissão Processante decide arquivar investigação contra prefeito de Teutônia
  2. Procuradoria dos Prefeitos opina que “não há como deduzir participação do prefeito de Teutônia”
  3. Juíza decide encaminhar processo da Operação Schmutzige Hände ao Tribunal de Justiça
  4. Jonatan Brönstrup quer secretários focados nos projetos de Teutônia
  5. Vereador Marcos Quadros não descarta CPI em Teutônia
  6. Oposição espera providências em relação à Operação “Mãos sujas” em Teutônia
  7. Administração Municipal divulga nota sobre a operação
  8. Promotor de Justiça fala sobre a Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas) em Teutônia
  9. Ministério Público e Polícia Civil realizam operação na Prefeitura de Teutônia
- publicidade -