Codurae aprova alterações no Plano Diretor de Estrela

782
Membros do Conselho apreciaram proposta de mudança no Plano Diretor /Crédito da foto: Joilson Pereira/Divulgação

Em audiência pública realizada na quinta-feira (24/05), na Câmara de Vereadores, o Conselho de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Estrela (Codurae) aprovou alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do município.  Conforme o presidente do Conselho, Frederico Birckholz, as propostas, que são objeto de projetos de lei que tramitam no Legislativo, foram acatadas por unanimidade.

Uma das alterações é no sentido de não restringir o tamanho das indústrias no corredor de comércio e serviços que abrange toda a BR-386. Hoje o limite é de 1.500 metros quadrados, mas muitas empresas já instaladas ultrapassam esta metragem. O objetivo da mudança é viabilizar novos empreendimentos ao longo da rodovia.

Outra modificação no Plano Diretor altera os valores do Regime Urbanístico da Macrozona de Expansão Urbana, que abrange áreas do Bairro Imigrantes e dos loteamentos Nova Morada I e II. Nestas duas áreas não constavam índices construtivos, ou seja, taxa de ocupação e índice de aproveitamento dos lotes para a construção de edificações. O projeto estabelece a Tabela do Regime Urbanístico para estas macrozonas.

Por fim, o Codurae manifestou-se favorável à proposta que aumenta a taxa de ocupação e o índice de aproveitamento e reduz o recuo frente jardim na Zona de Expansão Urbana, que abrange, por exemplo, a área entre o Loteamento Nova Morada e o Bairro Pinheiros, a estrada de Delfina e a de Arroio do Ouro. O projeto prevê aumento da taxa de ocupação dos terrenos de 40% para 70%; do índice aproveitamento de 0.1 para 2.2 e a redução do recuo de jardim de 10 para 4 metros. A intenção é promover o crescimento destas regiões.

- publicidade -