Conferência intermunicipal, em Teutônia, discute o futuro da educação

808
Conae Intermunicipal reuniu representantes de 15 municípios/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação

Teutônia sediou na terça-feira, dia 5 de junho, a Conferência Nacional de Educação (Conae) a nível intermunicipal, realizada no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia. O encontro reuniu representantes de 15 municípios da região e discutiu a estruturação do Sistema Nacional de Educação.

As comitivas dos 15 municípios, incluindo Teutônia, vieram compostas por secretários e conselheiros de Educação, vereadores, professores, alunos e pais, que, em grupos de discussão no início da tarde, puderam discutir oito eixos do Plano Nacional de Educação. Além de Teutônia, participaram da conferência os municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Capitão, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Ilópolis, Imigrante, Poço das Antas, Putinga, Relvado e Roca Sales.

O objetivo da conferência intermunicipal foi consolidar a estruturação do Sistema Nacional de Educação e abranger a participação de todos os atores do território no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Todas as emendas ao documento da conferência, após a discussão nos grupos, foram apreciadas e aprovadas na plenária final. Este documento será levado à Conferência Estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional de Educação.

Dentre os pais presentes, estava o teutoniense Manfred Hilgemann. Ele destacou que a participação dos pais na discussão dos rumos da educação é muito importante. “Aqui se tem vários segmentos discutindo o futuro da educação dos nossos filhos e das próximas gerações. Como pai, estou muito feliz em poder ajudar na construção do futuro da educação. É dever dos pais contribuir nessas decisões no que se refere à educação. Hoje, estou fazendo a minha parte participando desta conferência”, enalteceu.

A mãe Alessandra Garcia, de Estrela, também participou ativamente da conferência. “Aqui é o momento da gente discutir, avaliar, pode estar contribuindo e fazendo parte deste momento, que não deixa de ser um marco para a educação. Como mãe, me sinto valorizada em poder participar deste momento. É uma das formas da gente concretizar a gestão democrática. Estou orgulhosa de fazer parte deste momento”, frisou.

 

- publicidade -