Bicicletas ganham espaço fixo e personalizado em Estrela

Projeto estrelense que busca incentivar o menor uso de veículos cria espaços próprios para que usuários deixem suas bicicletas enquanto trabalham ou cumprem compromissos

1143
No espaço de um único carro cabem até sete vagas/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Os usuários de bicicleta de Estrela ganharam um novo motivo para utilizarem cada vez mais este meio de locomoção e incentivarem outros a fazerem o mesmo. Foi inaugurado o primeiro de três espaços em locais públicos e de grande movimento que possibilitarão aos cidadãos deixarem suas bicicletas paradas enquanto trabalham ou cumprem algum compromisso, serviço ou mesmo visita ao comércio. O projeto de autoria do vereador João Braun, através de uma proposta do Grupo Riders de Ciclismo, também é uma iniciativa de conscientização, que visa diminuir a utilização de veículos nas ruas do município, melhorar o trânsito, a qualidade do ar e incentivar a prática de atividades saudáveis e mais econômicas.

Inicialmente serão três espaços. O primeiro, agora inaugurado, fica na Rua 13 de Maio, ao lado do prédio da Prefeitura de Estrela. Outro ficará situado em um ponto próximo ao Calçadão de Estrela, e mais uma no entorno da rodoviária. Personalizado, o espaço tem na sua identificação uma estrutura de ferro que faz referência a um Fusca. A ideia, segundo Braun, é destacar que na vaga de um único carro pequeno podem ficar estacionadas até sete bicicletas. “Trata-se de um modelo já muito popular na Europa. Queremos mais do que tudo conscientizar as pessoas da importância de se buscar alternativas frente o atual contexto do trânsito, cada vez mais complexo, e incentivá-las à prática de atividades mais sustentáveis e mesmo viáveis economicamente, que colaboram do trânsito à saúde e ao bolso dos cidadãos”, justifica. “A ideia do Fusca é também para causar um impacto e ressaltar esta alternativa. Outros locais, depois, virão apenas com as estruturas das vagas.”

Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Atletas do Riders e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) prestigiaram o ato, assim como o secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, representando o prefeito Rafael Malmann. Antes mesmo da inauguração, alguma pessoas já utilizavam o espaço. Marcos Eidelwein (40), do Grupo Riders, compareceu à inauguração. “Fica muito melhor para quem faz uso de bicicletas. E quem as usa também quer segurança. É muito maior o contingente de pessoas que passaram a utilizar mais as bicicletas nos últimos anos. E este número vai crescer a partir de medidas como esta”, diz.

O projeto vem na mesma tendência do Bicicletário do Parque Princesa do Vale. Inaugurado em agosto do ano passado, disponibiliza para a população sete bicicletas para serem utilizadas dentro do perímetro do parque. A retirada é gratuita, mediante cadastro junto a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). A iniciativa público/privada é um sucesso e deve ser ampliada.

- publicidade -