Certel investe em melhorias no fornecimento para Santa Clara do Sul e Lajeado

830
Investimento garantirá mais confiabilidade

Há dois anos, a Certel vem planejando mais uma obra de melhoria e expansão na cidade de Lajeado. A primeira parte já está executada, tendo sido realizada entre maio e junho. A segunda iniciou-se em junho e tem prazo de término até outubro. A finalidade é melhorar ainda mais a qualidade e a confiabilidade energética para os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul.

O engenheiro eletricista da Certel, Daniel Luis Sechi, observa que o município de Santa Clara do Sul será atendido por uma rede de distribuição em 13,8 kV, praticamente exclusiva (tecnicamente, expressa), liberando mais carga para a cidade de Lajeado, de forma a nivelar a capacidade de fornecimento das outras redes de distribuição de 13,8 kV da Subestação de 69 kV da Certel, em Lajeado.

Na primeira etapa, foi substituído o condutor nu de seção 4 AWG (suporta até 100 ampères) a partir da indústria Florestal Alimentos até a Rua João Sebastiany, esquina com a rua dos Araçás, por um condutor ecológico (tecnicamente, rede compacta protegida) com seção de 150 mm2 (suporta até 450 ampères). Após, foi construída uma rede nova (com cabo de 150 mm2) interligando da rua João Sebastiani até a Avenida Benjamin Constant, esquina com a rua Oswaldo Mathias Ely. Outras melhorias na baixa tensão foram realizadas no entorno para atender os associados na execução do projeto.

Serão investidos em toda obra aproximadamente R$ 350 mil, com a instalação de condutores de maior bitola, estruturas de concreto e demais materiais elétricos.

- publicidade -