Descarte incorreto de lixo é registrado no bairro Navegantes, em Carlos Barbosa

1041
Lixo foi encontrado em um terreno próximo à divisa com Garibaldi/Crédito da foto: Cristiane Camillo/Divulgação

Um novo caso de descarte incorreto de lixo foi registrado no bairro Navegantes, próximo ao Balneário Navegantes, em Carlos Barbosa. Diversos objetos, garrafas plásticas e sacos com entulhos foram despejados em terreno, localizado nas proximidades da divisa com Garibaldi.
Quando o lixo é descartado de forma incorreta pode causar diversos danos ao meio ambiente, além de causar transtornos e sérios problemas de saúde para toda população, visto que atrai o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de graves doenças, como dengue, febre chikungunya e zika vírus. Na manhã desta quinta-feira (19/07), a Administração Municipal realizou a limpeza do local, dando a correta destinação aos resíduos.

Carlos Barbosa conta com Coleta Seletiva, que ocorre diariamente e, além disso, a Administração Municipal realiza o recolhimento de móveis velhos, sempre nas quintas e sextas-feiras, mediante agendamento pelo 3433-2921. O descarte de produtos como geladeira, freezer, lava-roupa, ar-condicionado, TVs, DVDs, VHS, equipamentos de áudio, computadores, impressoras, celulares e eletrodomésticos menores, como batedeira, liquidificador e ferro de passar deve ser realizado no Ecoponto Municipal, localizado junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no Prédio da Prefeitura, no Centro. O Ecoponto Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O auxílio de toda comunidade na fiscalização destas irregularidades é muito importante. O Decreto Federal nº 6.514/2008, que “Dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações e dá outras providências.” e a Lei Federal nº 9.605/1998, que “Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.”, decretam que a disposição irregular de resíduos pode gerar advertência e multa. As denúncias de situações de descarte incorreto de lixo devem ser realizadas na Secretaria Municipal da Saúde, através do 3461-8954 ou na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no 3461-8877.

- publicidade -