Teutônia celebra Dia do Colono e Motorista nesta quarta-feira

Programação acontece na Rua Jacob Daniel Bayer, em frente ao STR, no Bairro Languiru. Objetivo é resgatar as tradições e costumes dos antepassados

1454
Liane Brackamann, presidente do STR abriu a programação na manhã desta quarta-feira (25/07) / Crédito da foto: Gabriela Hautrive

Nesta quarta-feira, dia 25 de julho, acontece em Teutônia a Festa do Colono e do Motorista, evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia e Westfália e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa).

A programação acontece na Rua Jacob Daniel Bayer, em frente ao STR, no Bairro Languiru, e visa resgatar as tradições e costumes dos antepassados.

Programação contou com carreata pela manhã / Crédito da foto: Gabriela Hautrive

A programação iniciou por volta das 10h com desfile de tratores e máquinas. A saída foi na prefeitura de Teutônia, seguindo pela Avenida 1 Leste, Rua Major Bandeira, Rua 3 de Outubro, Rua Erno Dahmer e Rua Santos Dumont, até a sede do STR.

Após o desfile, iniciou a celebração ecumênica, doação de alimentos e pronunciamentos de autoridades. Ao meio-dia foi servido almoço com comida colonial. Neste horário, também iniciou a apresentação de talentos.

A programação segue com baile, animado pela Teutônia Banda Show e sorteio de prêmios das campanhas voltadas aos associados e clientes da entidade. Paralelamente, haverá feira de máquinas, implementos e produtos agropecuários.

No local também acontece a Feira do Produtor Rural, artesanato, serviços de saúde, copa e cozinha, brinquedos para as crianças, ervateira, entre outros.

Destaque
O destaque da programação ficará com atividades e concursos que remetem aos costumes dos colonizadores. Haverá torneio de canastra, bem como concurso de cucas e dos produtos mais bonitos, entre eles espiga de milho, abóbora, aipim, entre outros.

No concurso de cucas, serão avaliados dois aspectos: a cuca mais bonita e a cuca mais saborosa. Já no concurso de produtos vegetais, o aspecto avaliado será o peso. Haverá premiação para os três melhores avaliados.

Diversas atividades foram preparadas aos Colonos pelo STR de Teutônia e Westfália / Crédito da foto: Gabriela Hautrive
- publicidade -