Prefeito de Bom Retiro do Sul cobra medidas urgentes do DNIT por mais segurança em trevo do município

1831
Duplicação reduziu a visibilidade e os espaços de manobra, dificultando o acesso e a saída para o município, através da ERS-128/Crédito da foto: Fernando Dias/Divulgação

O prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, atento à situação preocupante em que se encontra o trevo de acesso ao município junto à BR-386, e a crescente cobrança da comunidade por mais segurança, voltou a cobrar medidas urgentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que até o momento não se manifestou para resolver os problemas no local.

Conforme Edmilson, os problemas no trevo de acesso ao município agravaram-se após a liberação do trecho duplicado da rodovia BR-386. O perímetro que abrange o município é o último trecho da duplicação em obras e que se encontra em fase de conclusão.

“As alterações ocorridas no trevo de acesso ao nosso município, de acordo com o projeto elaborado e executado pelo DNIT, não contemplam a nossa necessidade, tem se mostrado inseguro, e as modificações causadoras de diversos acidentes”, relatou o prefeito.

Edmilson ressalta que é grande a preocupação dos usuários, pois a duplicação reduziu a visibilidade e os espaços de manobra, dificultando o acesso e a saída para o município, através da ERS-128. O curto raio de curvatura e a inexistência de área de escape são os principais problemas no local.

“Estamos em constante contato com o DNIT levando esta preocupação de nossa comunidade e cobrando medidas urgentes no trevo. Nossa intenção é que seja oferecida mais segurança para os motoristas que trafegam pela rodovia e utilizam o trevo. Passam diariamente por ali milhares de veículos, transportando trabalhadores, estudantes, matéria prima para as indústrias locais, bem como toda a produção do município, entre outros. Por estas razões, queremos que as medidas sejam tomadas o quanto antes, evitando que algo de mais grave aconteça com alguém”, reforça Edmilson.

A administração municipal solicita que seja avaliada pelo DNIT a possibilidade de colocação de controladores de velocidade no sentido capital – interior mais próximo ao trevo e mais sinalização para que aumente a segurança dos motoristas que precisam cruzar a pista, tanto para quem chega a Bom Retiro do Sul, como para quem sai em direção a capital.

“A população local e da região têm nos cobrado providências. Esta é uma obra que, apesar de nova, nos primeiros meses de sua utilização já se mostrou ineficiente para garantir a segurança dos usuários. Diante da preocupação e do perigo, estamos trabalhando junto ao órgão para que as medidas sejam tomadas a fim de alterar a situação atual. Do contrário, a responsabilidade por acidentes e demais eventos danosos no local recairão sobre o DNIT, que é o responsável pela contratação do projeto de construção e execução do trevo”, finalizou o prefeito Edmilson.

- publicidade -