Com o objetivo de aproximar os serviços da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da comunidade, ocorreu, nesta semana, a segunda edição da Tenda da Cidadania. Desta vez, a iniciativa foi realizada em frente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Bairro Canabarro, e oportunizou aos munícipes da região a atualização do Cadastro Único. Assim, os beneficiários de programas sociais podem continuar usufruindo os mesmos, bem como receber atendimentos da Assistência Social.
A ação ocorreu na terça-feira, dia 14 de agosto, e nesta quinta-feira, dia 16 de agosto. Enquanto aguardavam para serem atendidas, as famílias puderam assistir um breve vídeo sobre os diversos serviços prestados pelo Cras, bem como esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Único. Para as crianças, foi oferecido um espaço lúdico.
Segundo a coordenadora do Cras, Suzana Kilpp Dickel, com a Tenda da Cidadania se oportuniza que todos os beneficiários de programas sociais tenham a oportunidade de atualizar seus dados no Cadastro Único, tendo em vista o horário diferenciado e a proximidade com a comunidade. “Nem todos tem disponibilidade de locomoção ou de horários para vir até nós. Com a Tenda da Cidadania, nós vamos até o território familiar. E, muito mais que uma oportunidade para atualizar o seu cadastro, a comunidade pode conhecer melhor seus direitos e as inúmeras ações que desenvolvemos em prol dela”, ressaltou.
O subsecretário de Assistência Social, Édson Bonet, também observou a importância da Tenda da Cidadania. “A Assistência Social precisa estar mais perto da comunidade, de olhar com carinho para cada cidadão. A Tenda da Cidadania oportuniza este processo, pois aproximamos o nosso serviço a aqueles que têm dificuldades de chegar até nós”, expôs.
Outros bairros e localidades também devem receber a Tenda da Cidadania em breve. O calendário ainda está sendo definido.