Beneficiários do Bolsa Família recebem curso de capacitação em Estrela

Moradores do Loteamento Nova Morada I e II estão se qualificando para trabalhar como cuidadores de idosos

898
Equipes da Sedesth e Senac com os participantes do curso/Crédito da foto: Jaqueline Backes/Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação ( Sedesth), iniciou nesta quinta-feira (06.09), na Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), um curso de capacitação para Cuidador de Idosos, para 40 pessoas. Esta é mais uma iniciativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As equipes técnicas da secretaria fizeram o encaminhamento das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, residentes no Loteamento Nova Morada I e II, em Novo Paraíso, as quais são o público prioritário desta capacitação.
O primeiro encontro contou com a presença do prefeito em exercício Marco Wermann; do secretário da Sedesth, José Itamar Alves, e da diretora do Senac, Etiene Azambuja. Wermann ressaltou que as perspectivas de trabalho no município estão crescendo com a vinda de novas empresas, mas que, para isso, as pessoas devem estar preparadas. “Aproveitem a oportunidade, porque quero encontrar vocês empregados, cuidando dos nossos idosos, que são um patrimônio importante da nossa sociedade,” frisou. O secretário José Itamar Alves também destacou a importância da qualificação para o ingresso no mercado de trabalho e a consequente emancipação do Programa Bolsa Família, liberando recursos para quem mais precisa.
A diretora do Senac, Etiene Azambuja, agradeceu a confiança e a parceria entre a instituição e o poder público municipal. “Em Estrela encontramos uma administração com vontade, construindo um projeto para atender, e uma população que aproveita”, declarou. Ela colocou a equipe de apoio pedagógico à disposição para dar suporte. Falou ainda sobre a metodologia de ensino, com profissionais experientes. Ressaltou, por fim, a importância da frequência, que deve ser de no mínimo 75% das 40 horas aula previstas. “É preciso frequentar  as aulas e garantir o aprendizado para receber o certificado”, alertou.

Buscando oportunidade
Andressa Farias, (19), desempregada, está entre os 40 alunos do curso promovido pela Sedesth. Ela estava atenta a todas as explicações trazidas pela equipe da secretaria no primeiro dia de atividades. A única experiência trouxe de casa. “Cuidei da minha avó e acho que levo jeito”, disse, confiante em conseguir uma oportunidade com a qualificação que começa a realizar. Andressa diz que seu objetivo é ajudar a família caso consiga um emprego na área.

- publicidade -