Prevenção ao suicídio foi o foco do trabalho no bate-papo do Coletivo Tônias

1112

Três palestrantes participaram do 2º Bate-papo Tônias e Comunidade, realizado nesta terça-feira, dia 11 de setembro, no auditório da CIC Teutônia. A iniciativa do Coletivo Tônias movimentou representantes de diferentes segmentos da sociedade, professores, estudantes, profissionais que atuam na saúde, famílias e comunidade em geral.

A assistente social e coordenadora da Vigilância da Violência no RS, Andreia Volkmer, foi a primeira a compartilhar seu conhecimento, falando sobre a violência doméstica e o suicídio no Estado. Beatriz Iochims, psicóloga clínica, que desenvolve projeto de prevenção ao suicídio em Estrela, falou sobre este trabalho realizado, sinais, prevenção e pósvenção. O encerramento do ciclo de palestras ficou com Michele Valent, médica psiquiatra, que alertou a comunidade, provocando a reflexão sobre o que gera este problema de saúde pública. Falou sobre tratamento e abordou estratégias de valorização à vida.

A seguir, as três convidadas responderam aos questionamentos do público, num diálogo interativo com os presentes. Na saída, cada participante recebeu um lápis do Coletivo Tônias, num ato simbólico de deixar clara a mensagem de que a doença tem cura e lembrar que toda história pode ser reescrita e tomar um rumo diferente a partir de uma decisão de buscar ajuda.

Numa ação social da qual o público participou, também foram arrecadados produtos de higiene pessoalm já repassados à Casa de Passagem do Vale, que atende mulheres e crianças vítimas de violência.

Três palestras ocorreram na noite
Público variado marcou presença
- publicidade -